MAIS LIDAS
VER TODOS

Geração de Energia

Sanepar fará aproveitamento de biogás em estação de esgoto em Londrina

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou para a prefeitura de Londrina, na última semana, o plano de aproveitamento de biogás de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) na cidade. A Sanepar já tem recursos assegurados numa linha de finan

Da Redação

·
Sanepar fará aproveitamento de biogás em estação de esgoto em Londrina
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.02.2021, 17:09:03 Editado em 15.02.2021, 17:09:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou para a prefeitura de Londrina, na última semana, o plano de aproveitamento de biogás de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) na cidade. A Sanepar já tem recursos assegurados numa linha de financiamento internacional para iniciativas que visam a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) com aproveitamento energético e melhoria na qualidade do tratamento de esgoto. As duas estações, ETE Norte e ETE Sul, estão em processo de ampliação, com investimentos em torno de R$ 60 milhões.

continua após publicidade

Londrina pode se tornar referência na geração de energia a partir do biogás e do processo de tratamento de esgoto. A cidade já tem história nesta área, pois veículos Sanepar já foram movidos a biometano na década de 1980, na primeira estação de tratamento de esgoto do Paraná, a ETE Bom Retiro, hoje desativada.

A Sanepar vem intensificando estudos para aproveitamento de biogás há mais de 10 anos, com o desenvolvimento de vários projetos piloto e participação em pesquisas de âmbito nacional. Em 2012, através de um convênio com a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), levantou o potencial de aproveitamento em várias regiões do Estado, incluindo Londrina.

continua após publicidade

INFRAESTRUTURA – Diretores da Sanepar também estiveram na prefeitura, em reunião com secretários municipais, para discutir metas e cronogramas de obras. Na pauta, foi apresentada a demanda de que a Companhia garanta infraestrutura de saneamento para atender o polo da Cidade Industrial que, em breve, abrigará 90 empresas. “Londrina é um município muito importante para a Sanepar. A cidade não para de crescer e somos parceiros da prefeitura. Temos a missão de viabilizar essa infraestrutura para a vinda de novas indústrias e de novos empregos”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar fará aproveitamento de biogás em estação de esgoto em Londrina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!