MAIS LIDAS
VER TODOS

Saneamento

Sanepar está plantando 45 mil árvores em unidades do Norte do Estado

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está plantando 45 mil árvores no entorno de unidades de água e esgoto no Norte do Estado. Trata-se de programas de enriquecimento florestal e de cortina verde, atendendo legislações diversas. Neste mês, foi fi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2020, 16:13:11 Editado em 21.09.2020, 16:13:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está plantando 45 mil árvores no entorno de unidades de água e esgoto no Norte do Estado. Trata-se de programas de enriquecimento florestal e de cortina verde, atendendo legislações diversas. Neste mês, foi finalizado o plantio do lote de 15 mil mudas contratado em 2019. Às margens do Ribeirão Barra Nova, em Apucarana, na unidade de captação de água Poço 28, foram plantadas 270 árvores. Outras 730 foram plantadas, ainda em 2019, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barra Nova.

continua após publicidade

A agrônoma Sandra Silveira, coordenadora do projeto na Sanepar, diz que o trabalho visa auxiliar na restauração da Floresta Estacional Semidecidual, parte do bioma Mata Atlântica do Interior. Segundo ela, este é o bioma mais degradado do Estado do Paraná, restando menos de 3% da cobertura original.

O primeiro lote das 15 mil árvores plantadas entre 2019 e 2020 foi de 140 espécies nativas, numa área de 109 hectares, em 25 municípios, desde o Norte Pioneiro até o Vale do Ivaí e Paranapanema. Além de Apucarana, os plantios foram feitos em Marilândia do Sul, Cambé, Tamarana, Londrina, Arapongas e Santo Antônio da Platina.

continua após publicidade

A definição das espécies segue pesquisa da vegetação local. “Nossos plantios buscam aumentar a diversidade, com ênfase em espécies produtoras de alimento para os animais locais”, destaca Sandra, sobre o grande potencial de multiplicação das espécies da flora e da fauna, que também ganha abrigo.

Outras 30 mil mudas serão plantadas no Parque Estadual João Milanez em Londrina, conhecida como Fazenda Refúgio, onde está instalada a ETE Sul. “A formação de uma barreira de isolamento no entorno das ETEs, significa minimizar odores do processo de tratamento de esgoto por meio da verticalização dos ventos”, explica Sandra.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar está plantando 45 mil árvores em unidades do Norte do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!