Sanepar dobra capacidade de reserva de água em Palotina - TNOnline
Mais lidas

    Paraná

    Paraná

    Sanepar dobra capacidade de reserva de água em Palotina

    Sanepar dobra capacidade de reserva de água em Palotina
    Foto por Agência de Notícias do Paraná
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 25.01.2021, 15:08:13 Editado em 25.01.2021, 15:08:19
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Num dos anos mais quentes da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu mais de R$ 8 milhões em obras e infraestrutura para enfrentar a crise hídrica em Palotina.

    A Companhia construiu na cidade um novo reservatório com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água, aumentando em mais de 100% a capacidade de reservação. E colocou em operação um novo poço que elevou a produção de água em 1,6 milhão de litros por dia.

    “Nos últimos dois anos, os investimentos da Sanepar contribuíram para que a cidade supere uma das maiores crises hídricas que o paranaense enfrenta”, afirma o gerente regional Eduardo Arrosi.

    Outra medida foi a implantação de um sistema de controle operacional que trabalha 24 horas por dia para levar água aos moradores de Palotina.

    A Companhia também melhorou a infraestrutura subterrânea, com a reformulação da malha de distribuição após a implantação de oito mil metros de novas tubulações. Isto garantiu estabilidade na distribuição da água nos bairros. Uma nova adutora e mais de 15 quilômetros de redes de água atenderam ao crescimento da cidade.

    Atualmente, para abastecer os cerca de 32 mil moradores, a Sanepar mantém uma rede de distribuição com mais de 330 km de tubulações. O consumo diário de oito milhões de litros é atendido com sete poços e três minas d’água que operam na capacidade máxima.

    FALTA DE CHUVA – Embora as chuvas do início 2021 tragam um alívio à estiagem mais severa que o Paraná teve nos últimos anos, ainda não têm sido suficientes para recuperar totalmente o volume dos mananciais subterrâneos. “A previsão é que a situação hídrica só melhore a partir de fevereiro. Esta situação reforça a necessidade de manter o uso racional da água. O rodízio, embora seja uma medida dura, é necessário para preservar a água subterrânea e as minas que abastecem cidade”, explica Arrosi.

    Fonte: Agência de Notícias do Paraná 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar dobra capacidade de reserva de água em Palotina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.