Segundo relatório mensal divulgado nesta quinta (25) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), o volume de grãos produzidos pelo Paraná na safra de verão 21/22 deve chegar a 25,61 milhões de toneladas em uma área de 6,2 milhões de hectares.
Caso a expectativa se confirme, a produção será 10% superior à do ciclo 2020/21, em uma área 1% maior.
As chuvas um pouco mais regulares na maior parte do Estado permitiram avanço da semeadura das principais culturas, chegando na reta final. Assim, a safra tem perspectivas positivas e grande parte das lavouras está com boas condições, de acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
“A expectativa de produção aumentou em quase 300 mil toneladas em relação ao que se esperava no mês de outubro”, Norberto afirma. Ainda que algumas regiões necessitem de mais chuva para o desenvolvimento das plantas, o cenário está favorável para a safra paranaense de maneira geral, principalmente se o clima colaborar.
O relatório do Deral sinaliza que o Paraná deve produzir 20,98 milhões de toneladas de soja, 6% a mais do que no ciclo anterior, enquanto a primeira safra de milho pode ter um aumento de 35% na produção, chegando a 4,2 milhões de toneladas.
“Estamos na torcida para que a safra corra bem, que façamos a colheita na época certa e, com isso, o calendário permita uma boa instalação, especialmente da segunda safra de milho, importante para o abastecimento interno, para recompor estoques e manter custos sob controle”, diz Ortigara.
Deixe seu comentário sobre: "Safra de grãos no PR pode chegar a 25,61 mi de toneladas"