Paraná

Safra de grãos no PR pode chegar a 25,61 mi de toneladas

A previsão é de que a produção neste verão será 10% superior à do ciclo 2020/21, em uma área 1% maior

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Safra de grãos no PR pode chegar a 25,61 mi de toneladas
fonte: Divulgação/AEN
Safra de grãos no PR pode chegar a 25,61 mi de toneladas

Segundo relatório mensal divulgado nesta quinta (25) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), o volume de grãos produzidos pelo Paraná na safra de verão 21/22 deve chegar a 25,61 milhões de toneladas em uma área de 6,2 milhões de hectares.

continua após publicidade

Caso a expectativa se confirme, a produção será 10% superior à do ciclo 2020/21, em uma área 1% maior.

As chuvas um pouco mais regulares na maior parte do Estado permitiram avanço da semeadura das principais culturas, chegando na reta final. Assim, a safra tem perspectivas positivas e grande parte das lavouras está com boas condições, de acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

continua após publicidade

A expectativa de produção aumentou em quase 300 mil toneladas em relação ao que se esperava no mês de outubro”, Norberto afirma. Ainda que algumas regiões necessitem de mais chuva para o desenvolvimento das plantas, o cenário está favorável para a safra paranaense de maneira geral, principalmente se o clima colaborar.

O relatório do Deral sinaliza que o Paraná deve produzir 20,98 milhões de toneladas de soja, 6% a mais do que no ciclo anterior, enquanto a primeira safra de milho pode ter um aumento de 35% na produção, chegando a 4,2 milhões de toneladas.

“Estamos na torcida para que a safra corra bem, que façamos a colheita na época certa e, com isso, o calendário permita uma boa instalação, especialmente da segunda safra de milho, importante para o abastecimento interno, para recompor estoques e manter custos sob controle”, diz Ortigara.

Tags relacionadas: #ECONOMIA #GRÃOS #paraná