MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Rússia inicia produção de vacina Sputnik, a mesma que o governo do Paraná firmou parceira

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou neste sábado 15 de agosto, que já começou a produção do primeiro lote da vacina Sputnik V contra a Covid-19. Em comunicado, o governo disse que "a produção de uma vacina contra nova infecção por coronavírus, Covid-

Da Redação

·
Rússia inicia produção de vacina Sputnik, a mesma que o governo do Paraná firmou parceira
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.08.2020, 14:45:02 Editado em 15.08.2020, 14:44:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou neste sábado 15 de agosto, que já começou a produção do primeiro lote da vacina Sputnik V contra a Covid-19. Em comunicado, o governo disse que "a produção de uma vacina contra nova infecção por coronavírus, Covid-19, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Gamaleya do Ministério da Saúde da Rússia, já começou".

continua após publicidade

A vacina em questão é a mesma cujo acordo de parceria foi firmado pelo governo do Paraná, na última quarta-feira, 12 de agosto. A previsão é de que a fase número três - quando um número maior de pessoas recebem a vacina - ocorra no estado. O governo do Paraná informou que o próximo passo será negociar a transferência da tecnologia para a produção e distribuição

A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra a Covid-19. Apesar do anúncio, sabe-se pouco sobre a eficácia dessa vacina, e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais.

continua após publicidade

Segundo o site da vacina, a imunização foi testada em animais antes de ser aplicada em humanos – incluindo em dois tipos de primatas. A Rússia não informou, entretanto, nenhum estudo científico sobre os testes que realizou.

Os testes clínicos iniciais da vacina russa em humanos começaram há menos de dois meses, no dia 17 de junho. O Instituto Gamaleya, de Moscou, testou apenas 38 pessoas e não publicou qualquer resultado desses estudos até agora.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que está em contato com as autoridades de Saúde da Rússia e que conversas sobre um possível sinal verde da OMS estão em andamento. Mas frisou que, para isso, é fundamental uma revisão rigorosa de todos os dados sobre segurança e eficácia.

continua após publicidade

Para a organização, acelerar as pesquisas não pode significar mandar a segurança para o espaço. A Associação de Organizações de Ensaios Clínicos, que representa as principais farmacêuticas do mundo na Rússia, pediu o adiamento da aprovação para depois da fase três. E a revista científica Nature estampou indignação em relação à segurança.

Por, Bem Paraná

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia inicia produção de vacina Sputnik, a mesma que o governo do Paraná firmou parceira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!