Rede integrada de informações da Segurança já atende 21 cidades - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Paraná

Rede integrada de informações da Segurança já atende 21 cidades

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e das guardas municipais já contempla 21 cidades paranaenses. A rede de compartilhamento de dados atende, até o momento, mais de 3,7 milhões de paranaenses. O objetivo dos convênios é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema.

Nesta quarta-feira (12/08), Cascavel e Umuarama assinaram o termo. Os convênios já contemplam boa parte da população paranaense, ou seja, os serviços de inteligência das polícias têm acesso a informações importantes de mais de 30% dos contribuintes do Paraná.

A partir destas assinaturas, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios. “Assim, se ocorre um crime em uma área monitorada, por exemplo, a investigação é muito mais fácil”, destacou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Além disso, os municípios ficam responsáveis por fornecer à secretaria a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a pasta, assim como as notificações de agravo contra a mulher e a criança. 

O termo permite que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais e da situação de veículos. Eles também passam a ter autorização para elaborar, consultar e editar relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo já utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil em todo o Estado.

“Na prática, vai otimizar o atendimento de ocorrências. Antes, nós tínhamos que atender a ocorrência, fazer um relatório interno, entregar os presos e os materiais apreendidos na Polícia Civil, e depois elaborar o boletim de ocorrência. Agora, nós chegamos já com o BO pronto e entregamos para a autoridade final, que é o delegado. Isso vai desafogar um pouco do trabalho da Guarda Municipal”, destacou Antonio Volvei dos Santos, secretário municipal de Políticas sobre Drogas e Proteção a Comunidade de Cascavel.

Para o comandante da Guarda Municipal de Cascavel, o acordo permitirá uma maior integração entre a instituição e as demais forças policiais do Estado. “Passamos a ter condições, junto com a Polícia Militar, de discutir um melhor alinhamento dos trabalhos realizados nos bairros, o que também torna o serviço mais dinâmico”.

O trabalho de segurança em Umuarama, de acordo com o secretário Municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli, já é bastante integrado entre as forças policiais. “Isso tudo traz um resultado benéfico para a população da nossa cidade, melhorando cada vez mais a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou.

“Esse sistema que teremos acesso vai melhorar, e muito, nosso trabalho na Guarda Municipal e, também, a segurança do município. Essa ampliação na integração também vai permitir ao Paraná ter um levantamento mais preciso sobre os crimes, incluindo de que tipo e onde ocorrem”, completou o diretor da Guarda Municipal de Umuarama, inspetor Valdiney Roberto de Rissato.

INTEGRAÇÃO - Somente nesta semana, nove municípios aderiram ao Termo de Cooperação da Secretaria da Segurança Pública, sendo um no Vale do Ivaí (Apucarana), dois dos Campos Gerais (Telêmaco Borba e Ponta Grossa), dois do Oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu), três do Noroeste (Maringá, Umuarama e Paranavaí) e um do Litoral (Pontal do Paraná).

Por conta do Programa Em Frente Brasil, São José dos Pinhais foi o primeiro município a aderir à rede, ainda em outubro de 2019. Este ano, outros 20 municípios firmaram o convênio. Além dos nove desta semana, a lista contempla Arapongas; Araucária; Campina Grande do Sul; Campo Largo; Colombo; Londrina; Mandirituba; Paranaguá; Pinhais; Quatro Barras e Sarandi.

“Isso é muito importante para a secretaria porque até então, municípios e Estado não estavam integrados. Hoje estão, e estamos ampliando esta rede, que já contempla 21 guardas municipais”, afirmou o secretário Marinho.

PRESENÇAS – Estiveram presentes nos eventos de assinatura: da Sesp, a chefe de gabinete, Luciana de Novaes; o assessor civil, Vinícius de Carvalho; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, Ivan Ricardo Fernandes; e o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, Cláudio Todisco Silveira. O deputado estadual Soldado Adriano participou da assinatura com Umuarama.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Rede integrada de informações da Segurança já atende 21 cidades"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.