O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu 70% de execução da obra de recuperação emergencial do km 299 da PR-323 em Umuarama, região Noroeste. O investimento é de R$ 1.135.768,24.
Enquanto o tráfego local utiliza um desvio provisório, feito na faixa de domínio da rodovia, foram realizados os serviços de implantação de um novo bueiro de arcos metálicos e a execução de novo aterro em substituição ao que havia sido rompido pelas fortes chuvas dos últimos meses.
A próxima etapa será concluir a compactação do aterro por meio de escarificação com maquinário, executar a sub-base, base e camada de pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), já liberando parcialmente o tráfego de veículos enquanto são finalizadas as novas sinalizações horizontal e vertical, além de serviços complementares.
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Para prosseguir com esta programação, porém, é necessária a interrupção das chuvas constantes na região, que continuam encharcando o aterro novo e impedindo as condições ideais para realizar os serviços.
O DER/PR permanece monitorando o local e realizando ensaios do solo em busca destas condições, mas as chuvas ininterruptas atrapalham o andamento.
PRAZO
O prazo de conclusão da obra é 11 de abril, estando os serviços ainda dentro deste cronograma, mas caso as condições climáticas não melhorem ao longo das próximas semanas, pode ser necessário um prolongamento.
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CHUVAS
Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Simepar, o bueiro sob o km 299 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita (sentido Guaíra). Como o trecho é duplicado, foi possível manter o tráfego na rodovia utilizando as pistas do sentido oposto, convertidas para mão dupla.
Em 9 de janeiro, Umuarama foi atingida por volume semelhante de chuvas, 69,4 mm, causando o colapso total da pista direita e danos severos ao acostamento externo da pista esquerda (sentido Maringá).
Em 12 de janeiro o DER/PR contratou a obra emergencial, que permaneceu realizando serviços para manter o aterro da pista existente, garantindo a trafegabilidade no trecho, enquanto trabalhava na recuperação da rodovia.
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