Receita Federal e Detran alertam sobre sites de leilões falsos - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Golpes na internet

Receita Federal e Detran alertam sobre sites de leilões falsos

Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Receita Federal alerta os contribuintes para a existência de páginas na internet que simulam o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE) oficial da Instituição. Os falsos endereços usam inclusive o logotipo da Receita Federal indevidamente para dar credibilidade ao serviço.

A Receita Federal esclarece que os leilões de mercadorias apreendidas pela Instituição não são realizados em sites privados. O único canal disponível é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado via site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal. A dica mais importante para não ser vítima de uma fraude é saber que, por ser um órgão governamental, todas as páginas da Receita Federal referentes a leilão terão no seu domínio principal o final .gov.br Os sites oficiais da Receita Federal nunca terão a terminação .com ou mesmo .org, que é comumente utilizada para tentar enganar os incautos.

Outra dica importante é que o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros.

Caso encontre um site com suspeita de fraude, o cidadão pode fazer uma denúncia para a Ouvidoria do Ministério da Economia https://www.gov.br/economia/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria

Nota de Esclarecimento do Detran-PR sobre sites falsos de leilões

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população que sites falsos estão utilizando o nome da Autarquia para promoverem leilões veiculares.

O Detran-PR não realiza leilões online e não possui nenhum canal para a realização dos mesmos. Os leilões são realizados por leiloeiro público oficial, devidamente credenciado junto ao Departamento que estará sempre identificado nos Editais dos Leilões divulgados no portal oficial do Detran-PR.

O uso indevido do nome do órgão, bem como a utilização indevida de sua logomarca já estão sendo investigados. Suspeitamos que trata-se de um golpe e pedimos a máxima atenção para que somente sejam utilizados os canais oficiais do Detran-PR.

Portal: http://www.detran.pr.gov.br/

Deixe seu comentário sobre: "Receita Federal e Detran alertam sobre sites de leilões falsos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.