Receita Estadual do Paraná moderniza identidade visual - TNOnline
Mais lidas

    Paraná

    Paraná

    Receita Estadual do Paraná moderniza identidade visual

    Receita Estadual do Paraná moderniza identidade visual
    Foto por AEN
    Escrito por Agência Estadual de Notícias
    Publicado em 05.01.2021, 09:34:43 Editado em 05.01.2021, 09:34:58
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Receita Estadual do Paraná entra 2021 com cara nova. A tradicional marca com o ícone das três pirâmides foi reestilizada, ganhando contornos mais modernos e adequando-se aos padrões de cores e fontes atuais do Governo do Estado.

    “A inovação e a modernização fazendária são marcas desta administração e a remodelação da identidade visual da Receita faz parte deste contexto”, comenta o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

    O diretor da Receita Estadual, Roberto Covelo Tizon, ressalta que as mudanças foram cuidadosamente estudadas e debatidas, de forma que a marca pudesse manter o seu contexto histórico e a sua simbologia. “A Receita Estadual é um órgão essencial para o Estado e tem como missão executar com integridade e eficiência a administração tributária, o que deve ser representado em sua marca”, explica.

    SIGNIFICADO - A marca com as três pirâmides foi criada em 1988 pelo extinto Centro Paranaense de Desenvolvimento do Pessoal da Receita (Cenpre) – atual Escola Fazendária do Paraná (Efaz) –, consolidada em desenho pela projetista Sandra Regina Toldo. O ícone é formado por três pirâmides de base retangular e simboliza a união, o equilíbrio de forças e o entrosamento entre os sistemas TAF (Tributação, Arrecadação e Fiscalização).

    A logo passou por uma revisão em 2006, sendo reconstruída para os padrões da época. Esta versão foi utilizada até 2020.

    Agora, mais de três décadas depois de sua criação, a marca é modernizada definitivamente com a restauração dos traços e ângulos originais do ícone de 1988 adaptados a novos métodos, regras e padrões de design.

    “Essa evolução se adequa às novas tecnologias, online e offline, e garante presença e visibilidade em todas as aplicações”, destaca o designer Alexandre Ribeiro, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, responsável pela nova criação.  “A construção da marca foi calculada para que possa ser aplicada em diversas medidas e superfícies, garantindo sua originalidade”, completa.

    As cores e a tipografia seguem as recomendações contidas no Manual de Identidade Visual do Governo do Estado do Paraná, que garante a consolidação da identidade do Governo e suas instituições para o cidadão.

    Além da reestilização, também foi desenvolvido um novo Manual de Marca da Receita Estadual, que registra e documenta os conceitos, normas e diretrizes para a aplicação da marca e suas variações, assegurando que cores, formas, tipografia e proporções sejam utilizados exatamente como definido.

    ESCOLA – Dentro desta ação de modernização e padronização das marcas ligadas à Secretaria da Fazenda e à Receita Estadual, também a Escola Fazendária do Paraná ganhou uma nova identidade.

    A marca utilizada desde 2017, ano de criação da Escola, foi elaborada pelo auditor fiscal Eli Junior Lombardi, que venceu um concurso interno.

    Os livros simbolizam o conhecimento, objeto principal da escola, nas suas diversas áreas de atuação. A disposição das figuras e as cores utilizadas remetem à marca da Receita Estadual. Também a Assessoria de Modernização Fazendária (AMF) ganhou uma marca com os mesmos padrões de cores e fontes, mantendo assim uma identidade comum.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Receita Estadual do Paraná moderniza identidade visual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.