MAIS LIDAS
VER TODOS

FACILIDADE

Receita Estadual amplia integração com a Redesim

Com essa novidade, o contribuinte terá a vantagem de entregar a documentação apenas uma vez.

Da Redação

·
Receita Estadual amplia integração com a Redesim
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2021, 15:16:44 Editado em 17.11.2021, 15:16:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em mais um passo para desburocratizar os procedimentos de abertura ou regularização de empresas no Paraná, a Receita Estadual passa a processar as alterações cadastrais dos contribuintes por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Até então, eram processados na Receita apenas pedidos de inscrição estadual e de baixa.

continua após publicidade

Com essa novidade, o contribuinte terá a vantagem de entregar a documentação apenas uma vez e ela servirá para atender diferentes órgãos, como a própria Receita Estadual, a Receita Federal e a Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

O contribuinte leva à Receita Estadual apenas documentação complementar, se necessário. “Esse processo garante que as informações do contribuinte sejam equivalentes nos sistemas dos três órgãos”, diz o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

continua após publicidade

De acordo com o diretor da Receita Estadual, Roberto Tizon, a medida é um importante passo para simplificar, agilizar e desburocratizar os procedimentos a serem adotados pelo contribuinte.

“Isso porque a Redesim integra os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração, baixa e licenciamento das pessoas jurídicas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos”, explica.

REGISTROS

continua após publicidade

O Paraná teve um aumento de 10,39% no saldo de empresas entre janeiro e outubro deste ano, levando em consideração as aberturas e baixas, no comparativo com o mesmo período do ano passado – em 2021, foi de 149.810, contra 135.711 no ano anterior. Os dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

No Estado, a Jucepar é a responsável por integrar os sistemas de diferentes órgãos reguladores e licenciadores para simplificar o processo de abertura, alteração ou baixas de empresas. Segundo o presidente Marcos Rigoni, a parceria entre a Junta Comercial e a Receita Estadual fortalece o compromisso da desburocratização de procedimentos do sistema. "Facilita a vida do empreendedor paranaense e aumenta toda a transparência do processo", afirma.

Com a Receita é possível obter a inscrição estadual das empresas por meio do sistema da Jucepar, exceto em casos de atividades de risco ou quando forem detectadas irregularidades que exijam análise prévia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Receita Estadual amplia integração com a Redesim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!