Paraná

Quinta parcela do IPVA das placas 7 e 8 vence nesta sexta

O pagamento da última parcela do IPVA 2022 vai até segunda-feira (23), quando os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 precisam pagar o imposto

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Quinta parcela do IPVA das placas 7 e 8 vence nesta sexta
fonte: Geraldo Bubniak/AEN

Os proprietários de veículos de placas com finais 7 e 8 possuem até esta sexta-feira (20) para pagar a quinta e última parcela do IPVA 2022. A guia pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

continua após publicidade

Conforme calendário de vencimento, baseado no final das placas, o pagamento das parcelas vai até segunda-feira (23), quando os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 precisam pagar o imposto. Confira o calendário de vencimento da 5ª parcela do IPVA 2022:

Finais de placa 1 e 2 – 17 de maio (vencido)

continua após publicidade

Finais de placa 3 e 4 – 18 de maio (vencido)

Finais de placa 5 e 6 – 19 de maio  (vencido)

Finais de placa 7 e 8 – 20 de maio, sexta-feira 

continua após publicidade

Finais de placa 9 e 0 – 23 de maio, segunda-feira


É possível fazer o pagamento via Pix pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

continua após publicidade

A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. Contribuintes que não pagarem o imposto nos prazos definidos terão multa de até 10% por parcela atrasada e os valores devidos sofrerão acréscimo de juros pela variação da Selic.

A inadimplência do IPVA impossibilita obter o licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito e o proprietário fica sujeito às sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.

continua após publicidade

O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual. 

CARTÃO DE CRÉDITO – Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito – vale para falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida ou, também, que ainda está pendente, a vencer, em caso de parcelamento.


Fonte: Agência Estadual de Notícias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News