MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Quase 87% dos municípios do Paraná já iniciaram a vacinação

O número representa 86,9% das 399 cidades do Estado

Da Redação

·
Quase 87% dos municípios do Paraná já iniciaram a vacinação
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2021, 16:48:39 Editado em 15.10.2021, 16:48:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (14) apontou que 347 municípios do Paraná já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. As informações foram repassadas pelas equipes municipais para as Regionais de Saúde. O número representa 86,9% das 399 cidades do Estado.

continua após publicidade

A imunização destes jovens foi iniciada com a utilização do remanescente da reserva técnica, enviada aos municípios em todas as remessas, conforme pactuação entre a Sesa, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) no dia 29 de setembro.

Segundo os dados do Vacinômetro nacional, o Estado já registrou 218.470 doses aplicadas em adolescentes. Somente nos primeiros 12 dias de outubro, 112.027 vacinas foram registradas na base nacional.

continua após publicidade

“Precisamos parabenizar esses profissionais de saúde e todas as 399 equipes municipais que fazem a vacinação acontecer de domingo a domingo. Mesmo sem doses direcionadas para esse público sem comorbidades, o Estado tem avançado na faixa etária e estamos trabalhando para conseguir mais doses do Governo Federal e assim atingir todas as cidades do Paraná nesta campanha”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DADOS – De acordo com o levantamento da Sesa, todos os municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes com condições pré-existentes, sendo que 66 cidades consideram a imunização deste público prioritário como concluída ou sem procura.

Já com relação a imunização em geral, sem comorbidades, 52 municípios aguardam o envio de doses para início da vacinação; 34 vacinam a faixa de 12 anos ou mais; cinco cidades estão vacinando o público de 13 anos ou mais; 19 municípios abriram para 14 anos ou mais; 59 estão atendendo a população de 15 anos ou mais; 92 cidades estão na faixa dos 16 anos e 138 municípios vacinam acima dos 17 anos.

continua após publicidade

“Não queremos criar nenhum tipo de competição entre os municípios porque essa guerra é de todos nós. Aqueles que possuem doses sobrando, estão avançando na imunização por faixa etária, e as cidades que já esgotaram a reserva técnica, devem aguardar o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde”, disse o secretário.

DOSES – Até agora, o Paraná recebeu duas remessas de imunizantes para a população de 12 a 17 anos pertencente a grupos prioritários. A primeira foi entregue no dia 24 de setembro e fazia parte da 53ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. Neste envio o Estado foi contemplado com 99.450 imunizantes da Pfizer/BioNTech destinados para jovens com comorbidades e deficiência permanente. As vacinas foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde no sábado (25).

Três semanas depois, o Paraná recebeu a segunda remessa para adolescentes, com 3.082 doses referentes à 58ª pauta. As vacinas foram entregues nesta segunda-feira (11) e distribuídas para as Regionais na quarta-feira (13). Nesta remessa as doses foram direcionadas para adolescentes indígenas.

continua após publicidade

A Sesa tem atuado fortemente na requisição de mais doses para o avanço da vacinação em adolescentes no Paraná. No mês passado, uma comitiva da secretaria foi até Brasília para reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde e garantiu o envio do primeiro lote com 99.450 doses para o Estado. Além disso, diariamente as equipes do Programa Estadual de Imunização dialogam com o Governo Federal na busca por mais imunizantes.

“A responsabilidade pela compra e distribuição das doses aos estados é do Ministério da Saúde. O Governo do Estado tem feito sua parte em solicitar constantemente o envio de mais vacinas para o Paraná e tão logo chegam ao Estado, já são descentralizadas para as Regionais e posteriormente aos municípios”, explicou Beto Preto.

HISTÓRICO – A ampliação da faixa etária para 12 anos ou mais, foi solicitada pela farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de maio. O órgão autorizou a indicação da vacina contra a Covid-19 neste público no dia 11 de junho.

46 dias depois, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de adolescentes no Plano Nacional de Imunizações (PNI), em nota conjunta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgada em 27 de julho.

No dia 15 de setembro, o Ministério da Saúde divulgou a Nota Técnica nº 40/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (SECOVID) formalizando a inclusão de adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes, no PNI. Na ocasião, o Governo Federal decidiu vacinar somente pessoas que se encaixassem nestes grupos prioritários. Após insistência por parte dos estados e municípios, a SECOVID divulgou no dia 22 de setembro, a Nota Técnica nº 45/2021, revogando a nota nº 40 e recomendando novamente a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Quase 87% dos municípios do Paraná já iniciaram a vacinação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!