MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Projeto obriga 0800 a aceitar ligações de telefones fixos e móveis

Projeto obriga 0800 a aceitar ligações de telefones fixos e móveis

Da Redação

·
Projeto obriga 0800 a aceitar ligações de telefones fixos e móveis
Icone Camera Foto por Cidade Verde
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2020, 15:40:44 Editado em 18.08.2020, 15:41:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os deputados estaduais Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) protocolaram esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 510/2020 para obrigar as empresas (públicas e privadas) e os estabelecimentos comerciais que disponibilizam atendimento telefônico gratuito, mediante o uso do prefixo 0800, a aceitarem ou atenderem igualmente as ligações oriundas de aparelhos de telefonia fixa e móvel no Paraná. Essas centrais já aceitam chamadas de telefones fixos, que têm diminuído significativamente ao longo das últimas décadas.

continua após publicidade

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) de 2018, há mais linhas de telefonia celular no Brasil que pessoas. Enquanto a população brasileira somava 207 milhões de habitantes naquele ano, tínhamos 235 milhões de linhas de telefones celulares ativas, diante de 40 milhões de linhas fixas.

Luciana considera, ainda mais nesse ambiente de isolamento social e de dificuldades para se acessar serviços, imposto pela pandemia do novo coronavírus, o atendimento por ligação gratuita como essencial na relação entre fornecedores, prestadores de serviços e consumidores. "Hoje, é reduzido o número de pessoas que mantém telefone fixo na residência. Quem mais possui esse tipo de telefonia são as empresas", diz a deputada. "Tendo em vista a pandemia e os contatos importantes e necessários de serem realizados nesse momento, é importante garantir o serviço igualitário", completa.

continua após publicidade

O projeto prevê sanções a quem descumprir essa obrigatoriedade de atendimento, como a devolução de quatro vezes o valor da ligação cobrada pela operadora de telefonia e multa de 100 Unidades Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF/PR).

O deputado Arilson, membro titular na Comissão de Finanças e Tributação da Casa e integrante também da Comissão do Orçamento, lembra que a aprovação do projeto se torna ainda mais urgente, "uma vez que diversos serviços de saúde pública estabeleceram como regra de prevenção o distanciamento social". "Para que as pessoas continuem tendo acesso ao atendimento e informações, torna-se imprescindível disponibilizar a gratuidade das ligações através do 0800 com igualdade para todos os cidadãos, seja para ligações de telefones fixos ou móveis", acrescenta o deputado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto obriga 0800 a aceitar ligações de telefones fixos e móveis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!