MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Programas e ações garantem a biodiversidade no Paraná

O Dia Internacional da Biodiversidade, neste sábado (22), comemora a variedade da vida. Fazem parte dessa riqueza uma diversidade de espécies, ambientes, interações ecológicas e a conexão entre fauna e flora.No Paraná, o órgão responsável pela gestão e co

Da Redação

·
Programas e ações garantem a biodiversidade no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2021, 10:42:36 Editado em 22.05.2021, 12:11:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia Internacional da Biodiversidade, neste sábado (22), comemora a variedade da vida. Fazem parte dessa riqueza uma diversidade de espécies, ambientes, interações ecológicas e a conexão entre fauna e flora.

continua após publicidade

No Paraná, o órgão responsável pela gestão e conservação da biodiversidade é o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

De acordo com o secretário da pasta, Márcio Nunes, com o objetivo de honrar esse compromisso, são desenvolvidos programas, projetos e atividades voltados à conservação da biodiversidade. O objetivo é a conservação do patrimônio natural e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população.

continua após publicidade

“A conservação deve ser voltada para tudo: solo, água, fauna e flora. Tudo o que está envolvido na vida da Terra é meio ambiente”, disse.

As 71 Unidades de Conservação (UC’s) do Estado são a principal ferramenta de proteção e manutenção da biodiversidade. Nas unidades abertas à visitação pública, são desenvolvidas ações de educação ambiental e o Programa de Voluntariado.

O Paraná possui, ainda, 237 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) estaduais, modalidades de UC de domínio privado, criadas mediante solicitação do proprietário da área, que se compromete com a conservação da natureza.

“Elas são unidades particulares, criadas por pessoas físicas ou jurídicas, e ampliam as áreas da biodiversidade para a conservação da flora e da fauna existentes no Bioma onde está instalado, permitindo uma diversidade ainda maior de fauna e de flora”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Programas e ações garantem a biodiversidade no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!