MAIS LIDAS
VER TODOS

Greve geral

Professores da rede estadual do Paraná entram em greve em junho

A medida foi aprovada durante votação de uma assembleia estadual extraordinária, realizada na tarde deste sábado (25), pela APP Sindicato

Da Redação

·
Assembleia Estadual Extradordinária foi realizada na tarde deste sábado (25)
Icone Camera Foto por Reprodução/APP Sindicato
Assembleia Estadual Extradordinária foi realizada na tarde deste sábado (25)
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2024, 17:11:47 Editado em 26.05.2024, 09:11:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os professores da rede pública estadual aprovaram indicativo de greve geral nos colégios estaduais de todo o Estado do Paraná. Profissionais dos colégios estaduais cívico-militares também votaram pela aprovação. A greve deve ser deflagrada a partir da segunda-feira, dia 03 de junho. A medida foi aprovada durante votação de uma assembleia estadual extraordinária, realizada na tarde deste sábado (25), pela APP Sindicato, de forma online.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Jardim Alegre inaugura UBS e CAPS para fortalecer a saúde da região

A categoria decidiu pela greve após o Governo do Estado apresentar o Projeto Parceiros da Escola, um projeto do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para a privatização da gestão de cerca de 200 escolas estaduais.

continua após publicidade

Para a APP Sindicato, o projeto pode ser prejudicial para os profissionais e estudantes, conforme explicou em uma publicação.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

“O governo justifica o projeto pela incapacidade de gerir as 2,1 mil escolas estaduais e credenciará grupos dispostos a fazer o trabalho. Um negócio extremamente lucrativo, que sugará recursos da escola pública para o bolso de empresários(as). Não haverá processo licitatório e os requisitos do edital sugerem um jogo de cartas marcadas para beneficiar um grupo seleto que cumpre os critérios”, diz a entidade.

continua após publicidade

A entidade acrescenta que, para a categoria, a terceirização também ameaça aos professores.

“Professores(as) PSS serão terceirizados(as), assim como a gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades escolares. Decisões não passarão mais pelas instâncias participativas, excluindo a comunidade escolar. Metas de frequência e desempenho significarão aumento dos repasses previstos pelo Estado”, explica.

A APP Sindicato também afirma que, com a aprovação desse projeto, alunos não poderão ser reprovados por dois anos consecutivos, estimulando fraudes pedagógicas para assegurar lucros crescentes.

continua após publicidade

O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (24) a lista dos primeiros colégios que podem ter suas gestões privatizadas. São 200 que podem passar a ser geridas pela iniciativa privada em 2025.

O projeto ainda deve ser enviado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). No entanto, o governador Ratinho Júnior já teria apresentado o projeto à sua base.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da rede estadual do Paraná entram em greve em junho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!