Paraná

Professora da UFPR é mais uma vítima fatal da Covid-19

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Professora da UFPR é mais uma vítima fatal da Covid-19
fonte: Arquivo pessoal/Bem Paraná
Professora da UFPR é mais uma vítima fatal da Covid-19

A Associação dos Professores da UFPR divulgou uma nota nesta tarde de segunda-feira (14), comunicando o falecimento da professora do Departamento de Economia da UFPR, Denise Maria Maia, vítima da Covid-19. Denise era graduada em Ciências Econômicas pela UFPR (1976), com mestrado em Desenvolvimento Econômico (UFPR) e Doutorado em Educação (UFMG).

continua após publicidade

A professora lecionava na UFPR desde o início da década de 80 e também era tesoureira da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUF-PR).Na UFPR a professora desenvolveu pesquisas sobre políticas públicas para empreendimentos de economia popular solidária e desigualdade, produção de alimentos, geração de rendas e recuperação ambiental e sobre segurança e desenvolvimento econômico no Brasil. Atualmente desenvolvia um projeto de pesquisa sobre a Demografia Econômica do Covid-19 no Paraná.

Leia a nota na íntegra:

continua após publicidade

"É com um profundo pesar e com extrema dor que informamos o falecimento da nossa tesoureira-geral, Denise Maria Maia. Nossa querida Denise, que era docente do Departamento de Economia, é mais uma vítima da Covid-19. Foram mais de 20 dias lutando bravamente contra essa doença que já causou tanta dor neste ano ao Brasil e ao mundo. Não há palavras para expressar o que estamos sentindo neste momento e nem como medir o tamanho da falta que ela nos fará. Em sua trajetória profissional, tornou-se uma pesquisadora reconhecida no Ipardes e na UFPR, e fez uma quantidade tão grande de amigos e admiradores que até os mais renomados economistas teriam dificuldade de calcular. Reconhecida por seu trato afável e, ao mesmo tempo, firme, conquistou a admiração de colegas e de várias gerações de alunos. Era uma lutadora, ferrenha defensora da Educação e dos Direitos Humanos. Além de fazer parte da atual gestão da APUFPR, participou também das gestões 1995-1997 e 1997-1999. O tempo em que esteve conosco não será esquecido. As lutas que construímos juntos ficarão marcadas na nossa história. Além de ser nossa companheira de luta era, acima de tudo, uma grande amiga. Para todo sempre, Denise presente!", diz a nota publicada na página da Apufpr no Facebook.

A UFPR também lamentou a morte da professora em postagem no seu site. 

As informações são do Bem Paraná.