Paraná

Procon-PR promove mutirão de renegociação de dívidas

Mais de 160 bancos e financeiras vão participar da ação, que acontece exclusivamente via internet, até o final de março

Da Redação ·
O Procon-PR abre o mutirão on line de renegociação de dívidas nesta segunda-feira (07)
fonte: Arquivo AEN
O Procon-PR abre o mutirão on line de renegociação de dívidas nesta segunda-feira (07)

O Procon-PR abre nesta segunda-feira (7), um mutirão de renegociação de dívidas. O esforço será exclusivamente pela internet e mais de 160 bancos e instituições financeiras participarão da ação.

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O mutirão acontecerá até o dia 31, de forma online, e vai funcionar na plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons – Proconbrasil.

“A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

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De acordo a chefe do Procon-PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, afirma.

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br – momento em que receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

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No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.

Com informações do ParanáPortal/UOL