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Procon lança cartilha com orientações para compra de veículos usados

Cartilha foi elaborada por conta do crescimento acima do esperado deste mercado

Da Redação

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Procon Paraná
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Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2025, 17:01:44 Editado em 13.01.2025, 17:02:57
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A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Pr), lançou nesta segunda-feira (13) uma cartilha com orientações para a compra de veículos usados. Intitulada “Dicas para Compra de Carros Seminovos e Usados”, ela foi elaborada por conta do crescimento acima do esperado deste mercado. Segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), foram registradas mais de 15,7 milhões de vendas no Brasil em 2024, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior.

-LEIA MAIS: Conheça os carros com IPVA mais caro do Paraná em 2025

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No ano de 2024, o Procon-PR recebeu mais de 370 registros de consumidores que compraram veículos e tiveram problemas, e algumas situações têm preocupado bastante os órgãos de defesa do consumidor: a venda de veículos, normalmente financiados, em péssimas condições de funcionamento e o atendimento precário dos vendedores.

“É importante que o consumidor saiba quais são os direitos na compra de um carro e também tome alguns cuidados para evitar incômodos posteriores, afinal, se trata de um investimento significativo, especialmente se o veículo for financiado”, destaca Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Além da elaboração da cartilha, o Procon-Pr e os Procons Municipais do Paraná notificarão os bancos que financiam os veículos. O objetivo é recomendar que haja critérios mais rigorosos na escolha dos parceiros comerciais para que o consumidor não seja prejudicado. Além disso, o carro serve como garantia na concessão do financiamento, portanto, as instituições financeiras têm que exigir das revendas produtos de qualidade.

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“Os consumidores não devem comprar veículos na emoção. É muito importante pesquisar, avaliar, submeter o automóvel a um mecânico de confiança, que deve vistoriar e testar o carro de forma minuciosa”, orienta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Reclamações podem ser feitas pelos canais online de atendimento do Procon-PR disponíveis em www.procon.pr.gov.br/Pagina/Formas-de-Atendimento.

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