MAIS LIDAS
VER TODOS

OPERAÇÃO CONJUNTA

PRF e PC fazem operação contra saque de cargas no Paraná; veja

Organização criminosa tinha como alvo cargas de soja ou fertilizantes e gerou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões às vítimas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 09:12:32 Editado em 08.02.2024, 12:41:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 70 policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR) estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (8) para cumprir 33 ordens judiciais contra uma organização criminosa ligada a saques de cargas. Estima-se que o prejuízo causado às vítimas seja de mais de R$ 3 milhões.

continua após publicidade

Dentre as ordens judiciais, estão sete sequestros de veículos, dez mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. A ação acontece simultaneamente em Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, na região litorânea do Estado e em São Bento do Sul, em Santa Catarina.

- LEIA MAIS: Criança de 6 anos morre após carreta tombar e incendiar na BR-376

continua após publicidade

Os criminosos aproveitavam-se de panes nos caminhões, acidentes ou o trânsito parado para cometerem as ações. As cargas geralmente eram de soja ou fertilizantes. Durante os crimes, os autores rompiam os lacres que travavam o compartimento dos caminhões e derramavam a carga na rodovia, posteriormente, outros integrantes recolhiam a carga do chão.

Com o levantamento feito pelo setor de inteligência da PRF, durante cerca de seis meses, os policiais apuraram que a modalidade criminosa geralmente acontecia na região litorânea do Paraná, causando prejuízo financeiro às empresas e ao fluxo viário de caminhões com destino ao Porto de Paranaguá, uma vez que o trânsito era interrompido para a limpeza da pista.

Com base em investigações de alta complexidade, foi identificado que o grupo criminoso se utilizava de uma Organização Não Governamental (ONG) para tentar legitimar a origem das cargas saqueadas.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

A referida ONG, que trata de indivíduos com dependência química, era acionada para recolher as cargas despejadas no solo, porém referidas cargas eram, na sequência, entregues aos integrantes do grupo criminoso. Foram identificados diversos repasses de valores provenientes do líder do grupo criminoso para a ONG, como contrapartida pelas cargas recolhidas.

As investigações apontaram que a organização não era responsável apenas pelo recolhimento, mas era utilizada pelos criminosos para mascarar a origem ilícita das cargas, que, em seguida, eram vendidas pela organização criminosa sem a devida emissão de nota fiscal ou a partir de notas fiscais fraudulentas.

continua após publicidade

Também foi constatado que a ONG não emitia notas fiscais referentes às cargas recolhidas, entregues ao grupo criminoso, que, como contraprestação financeira, realizava doações simuladas à organização.

Dentre os crimes investigados estão furto qualificado, receptação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Veja a reportagem em vídeo:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PRF e PC fazem operação contra saque de cargas no Paraná; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!