O Governo do Paraná viabilizou a concessão de 10 mil licenças para a participação de estudantes das universidades estaduais em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, uma plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação. Anunciada nesta quarta-feira (25), em Curitiba, na abertura do Seminário Estadual de Coordenações de Cursos de Graduação do Paraná, a ação é resultado de um memorando de entendimento com a Google Cloud Brasil, que tem como finalidade, entre outras medidas, capacitar universitários em ferramentas de Inteligência Artificial.
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento, que segue até sexta-feira (27), reúne cerca de 300 professores que atuam como coordenadores em cursos de bacharelado, bacharelado/licenciatura e de tecnologia, nas diferentes áreas do conhecimento. O seminário conta com uma programação voltada para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e pedagógica e a excelência do ensino superior. O conteúdo está sendo transmitido pelo canal do YouTube da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).
LEIA MAIS: Hospital em homenagem a Silvio Santos será construído no Paraná
O acesso a conhecimentos avançados em tecnologia, por exemplo, tende a elevar o nível de qualificação dos alunos. A iniciativa com a Google busca fortalecer a formação técnica e incentivar a inovação e o empreendedorismo, preparando os estudantes em competências e habilidades para os desafios da economia digital e do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.
Os cursos previstos abrangem tópicos como aprendizado de máquina, análise de dados e desenvolvimento de aplicações em nuvem, um tipo de solução tecnológica que fornece recursos de computação pela internet, como armazenamento, servidores, bancos de dados, software e rede.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a parceria possibilita aos estudantes se conectarem com as tendências tecnológicas, ampliando as possibilidades de atuação profissional. “A parceria com o Google oferece aos universitários paranaenses um treinamento gratuito com certificação, independentemente da área de estudo, sendo uma oportunidade extracurricular para aprimorar habilidades tecnológicas e ampliar as chances dos profissionais no mercado de trabalho”, afirmou.
O secretário estadual do Planejamento do Paraná, Guto Silva, também destacou a importância de parcerias inovadoras com avanço tecnológico. "Temos agora uma parceria estratégica do Estado com o Google, para que possamos olhar para o futuro, juntamente com essa empresa disruptiva de tecnologia, que tem mudado a forma como vivemos”, afirmou. “A ideia é abrir um caminho para as novas tecnologias e assegurar a permanência de talentos, gerando mais oportunidades de desenvolvimento local”.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
DESAFIOS – Nesta quinta-feira (26), a programação do seminário de coordenadores de cursos das universidades estaduais está repleta de convidados de referência nacional no ensino superior. O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, fala com os estudantes sobre análise crítica dos desafios, práticas e possibilidades de aprimoramento das políticas públicas da educação superior brasileira.
A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernanda Graziella Cardoso, discute a flexibilização curricular, que permite adaptações no currículo formal de um curso para atender interesses específicos dos estudantes, além de considerar as demandas do mercado de trabalho. Já a diretora de Apoio e Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marilda Dantas Graciola, aborda perspectivas educacionais de apoio à permanência estudantil universitária.
A regulação do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná também está em pauta em um painel com a participação do presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes. O secretário Aldo Bona e a assessora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, também fazem parte desse painel.
Na sexta-feira (27), no último dia de evento, os participantes irão discutir, em grupos de trabalho, ideias e sugestões para subsidiar a proposição de políticas públicas, em nível estadual, para a melhoria do ensino superior paranaense. A Seti consolidará as propostas em um documento que servirá como base para orientar as ações futuras do governo.
QUALIFICAÇÃO DOCENTE – A Seti também assinou um protocolo de intenções com as sete universidades estaduais para a formalização da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes). A iniciativa tem como objetivo promover ações para a formação continuada de professores das sete instituições de ensino superior ligadas ao governo estadual, a partir de práticas pedagógicas conjuntas e integradas para a qualificação docente.
A Redes irá reunir professores e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para planejar eventos acadêmicos entre as universidades, de forma alinhada com o contexto das relações entre ciência, tecnologia, arte, cultura, educação e sociedade.
Deixe seu comentário sobre: "PR viabiliza qualificação em IA para alunos de universidades estaduais"