MAIS LIDAS
VER TODOS

Ensino Superior

PR viabiliza qualificação em IA para alunos de universidades estaduais

São 10 mil licenças para uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning

Da Redação

·
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento, segue até sexta-feira (27)
Icone Camera Foto por Roberto Dziura Jr/AEN
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento, segue até sexta-feira (27)
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2024, 12:05:52 Editado em 26.09.2024, 12:06:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O Governo do Paraná viabilizou a concessão de 10 mil licenças para a participação de estudantes das universidades estaduais em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, uma plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação. Anunciada nesta quarta-feira (25), em Curitiba, na abertura do Seminário Estadual de Coordenações de Cursos de Graduação do Paraná, a ação é resultado de um memorando de entendimento com a Google Cloud Brasil, que tem como finalidade, entre outras medidas, capacitar universitários em ferramentas de Inteligência Artificial.

Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento, que segue até sexta-feira (27), reúne cerca de 300 professores que atuam como coordenadores em cursos de bacharelado, bacharelado/licenciatura e de tecnologia, nas diferentes áreas do conhecimento. O seminário conta com uma programação voltada para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e pedagógica e a excelência do ensino superior. O conteúdo está sendo transmitido pelo canal do YouTube da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

continua após publicidade

LEIA MAIS: Hospital em homenagem a Silvio Santos será construído no Paraná

O acesso a conhecimentos avançados em tecnologia, por exemplo, tende a elevar o nível de qualificação dos alunos. A iniciativa com a Google busca fortalecer a formação técnica e incentivar a inovação e o empreendedorismo, preparando os estudantes em competências e habilidades para os desafios da economia digital e do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

Os cursos previstos abrangem tópicos como aprendizado de máquina, análise de dados e desenvolvimento de aplicações em nuvem, um tipo de solução tecnológica que fornece recursos de computação pela internet, como armazenamento, servidores, bancos de dados, software e rede.

continua após publicidade

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a parceria possibilita aos estudantes se conectarem com as tendências tecnológicas, ampliando as possibilidades de atuação profissional. “A parceria com o Google oferece aos universitários paranaenses um treinamento gratuito com certificação, independentemente da área de estudo, sendo uma oportunidade extracurricular para aprimorar habilidades tecnológicas e ampliar as chances dos profissionais no mercado de trabalho”, afirmou.

O secretário estadual do Planejamento do Paraná, Guto Silva, também destacou a importância de parcerias inovadoras com avanço tecnológico. "Temos agora uma parceria estratégica do Estado com o Google, para que possamos olhar para o futuro, juntamente com essa empresa disruptiva de tecnologia, que tem mudado a forma como vivemos”, afirmou. “A ideia é abrir um caminho para as novas tecnologias e assegurar a permanência de talentos, gerando mais oportunidades de desenvolvimento local”.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

DESAFIOS – Nesta quinta-feira (26), a programação do seminário de coordenadores de cursos das universidades estaduais está repleta de convidados de referência nacional no ensino superior. O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, fala com os estudantes sobre análise crítica dos desafios, práticas e possibilidades de aprimoramento das políticas públicas da educação superior brasileira.

A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernanda Graziella Cardoso, discute a flexibilização curricular, que permite adaptações no currículo formal de um curso para atender interesses específicos dos estudantes, além de considerar as demandas do mercado de trabalho. Já a diretora de Apoio e Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marilda Dantas Graciola, aborda perspectivas educacionais de apoio à permanência estudantil universitária.

A regulação do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná também está em pauta em um painel com a participação do presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes. O secretário Aldo Bona e a assessora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, também fazem parte desse painel.

continua após publicidade

Na sexta-feira (27), no último dia de evento, os participantes irão discutir, em grupos de trabalho, ideias e sugestões para subsidiar a proposição de políticas públicas, em nível estadual, para a melhoria do ensino superior paranaense. A Seti consolidará as propostas em um documento que servirá como base para orientar as ações futuras do governo.

QUALIFICAÇÃO DOCENTE – A Seti também assinou um protocolo de intenções com as sete universidades estaduais para a formalização da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes). A iniciativa tem como objetivo promover ações para a formação continuada de professores das sete instituições de ensino superior ligadas ao governo estadual, a partir de práticas pedagógicas conjuntas e integradas para a qualificação docente.

A Redes irá reunir professores e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para planejar eventos acadêmicos entre as universidades, de forma alinhada com o contexto das relações entre ciência, tecnologia, arte, cultura, educação e sociedade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR viabiliza qualificação em IA para alunos de universidades estaduais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!