A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou o registrou do primeiro caso de Covid-19 e dengue ao mesmo tempo. A co-detecção ocorreu um homem, de 31 anos, morador de Ortigueira, nos Campos Gerais do estado.
O paciente foi internado para o tratamento do novo coronavírus, mas no hospital foi realizada a coleta de amostra para exame da dengue, que para a surpresa dos profissionais também deu resultado positivo.
Segundo a Sesa, a co-detecção foi confirmada por meio de exames de biologia molecular realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
De acordo com a secretaria, o homem não teve sintomas de agravamento da dengue e está bem.
O caso foi detectado pela Unidade Sentinela da Sesa para Arboviroses, localizada em Ortigueira, e a confirmação aconteceu por meio de testes RT-PCR, exame considerado padrão ouro para avaliação das duas doenças.
"Diante desta confirmação, reforçamos mais uma vez a necessidade de intensificar os cuidados de prevenção da Covid-19 e também os cuidados de prevenção da dengue, com a eliminação pontos que possam acumular água parada nos domicílios", afirmou o secretário da Saúde Beto Preto.
Deixe seu comentário sobre: "PR registra caso confirmado de Covid e dengue ao mesmo tempo"