MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

PR prevê vacinar 4 milhões até maio; estado tem 11 milhões de habitantes

O planejamento do Governo do Paraná aponta para a vacinação contra a covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no estado até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, que

Da Redação

·
PR prevê vacinar 4 milhões até maio; estado tem 11 milhões de habitantes
Icone Camera Foto por Reprodução/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2021, 18:02:34 Editado em 16.01.2021, 18:04:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O planejamento do Governo do Paraná aponta para a vacinação contra a covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no estado até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, que ainda sequer tem data para iniciar, a tendência é de que a aplicação das doses comece apenas na próxima semana, com aplicação aos grupos considerados prioritários.

continua após publicidade

De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), a vacinação deverá começar por profissionais da saúde que estão linha de frente do combate ao vírus, formado por 272.817 pessoas; população indígena mapeada em 30 municípios paranaenses (10.565 pessoas); idosos institucionalizados (moradores de asilos e casas de repouso) com 60 anos ou mais (12.224 pessoas), além de quilombolas e comunidades tradicionais ribeirinhas, quantidade que ainda está sendo contabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Primeira etapa no Paraná: Profissionais de saúde: 272.817Indígenas: 10.565Idosos em asilos: 12.224Ribeirinhas: não confirmado

continua após publicidade

Atualmente, 11.516.840 pessoas residem no estado, representando 5,4% da população total brasileira. O Paraná é a unidade mais populosa do sul e o 5º mais populoso do Brasil.

Segundo a SESA, essa fatia da população será atendida na primeira remessa de vacinas que chegar ao Paraná. A estimativa é que o estado receba 100 mil doses do imunizante da Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. Entretanto, com a indecisão do Ministério da Saúde quanto às vacinas importadas do Instituto Serum, na Índia, ainda não se sabe qual será a data de chegada das doses ao Brasil.

O secretário de Saúde, Beto Preto destacou que outras 300 mil doses do imunizante Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, completarão o conjunto inicial de 400 mil doses. Mas, antes disso, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai se reunir no domingo (17) para discutir os pedidos de autorização para uso emergencial dos imunizantes.

continua após publicidade

“A orientação do governador é para imunizar o Paraná por inteiro, sem deixar nenhum dos 399 municípios para trás. O nosso lema é Imuniza Paraná”, afirmou o secretário. “Porém, será um processo escalonado que deve durar um ano, que vai andando conforme as doses forem desembarcando no estado”, completou.

Grupos de risco

Na sequência, logo após o início da campanha e conforme os imunizantes forem chegando ao Paraná, a SESA planeja vacinar as pessoas que integram o chamado grupo de risco, formado por idosos e pessoas com comorbidades, por exemplo. Os idosos serão divididos por faixa etária.

continua após publicidade

Veja como fica a divisão:

Acima de 80 anos: 250.630 pessoas De 75 a 79 anos: 215.843 pessoas De 70 a 74 anos: 321.432 pessoas De 65 a 69 anos: 439.203 pessoas De 60 a 64 anos: 554.705 pessoas.

Pessoas com comorbidades: 1.172.812

Outros grupos vêm na sequência, totalizando pouco mais de 4 milhões de pessoas. “A ideia é conseguir imunizar o grupo de risco em até 90 dias e aproximadamente quatro milhões de paranaenses até o fim de maio”, ressaltou Beto Preto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR prevê vacinar 4 milhões até maio; estado tem 11 milhões de habitantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!