MAIS LIDAS
VER TODOS

Curitiba

PR: médico coloca luva em paciente ao invés de bolsa de colostomia

O paciente só notou a gravidade do caso após chegar em casa, quando a luva cirúrgica começou a vazar

Da Redação

·
O caso foi registrado no dia 22 de setembro
Icone Camera Foto por Arquivo pessoal
O caso foi registrado no dia 22 de setembro
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2022, 11:45:03 Editado em 11.10.2022, 11:57:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um rapaz, identificado como João Carlos dos Santos, de 35 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico no rim e, no processo pós-operatório, precisaria utilizar um equipamento coletor, em Curitiba, Paraná. Ao ir a uma clínica particular para colocar o item, um médico informou João de que a unidade de saúde não tinha bolsas de colostomia, equipamento que deveria ser colocado no rapaz, então, implantou uma luva cirúrgica no lugar.

continua após publicidade

Mas, ao chegar em casa, João notou a gravidade do caso. “O médico falou que era medicina de guerra e colocou uma luva improvisando o procedimento. Saí da clínica com aquela luva pendurada na barriga, vazando muito. Em casa eu não tinha controle. Fiquei encharcado de secreção... Minhas roupas e cobertores ficaram todos molhados”, disse o paciente.

Leia mais: Pai denuncia negligência médica na morte do filho, em Maringá

continua após publicidade

Em uma entrevista ao G1, ele contou que, antes de inserir a bolsa de colostomia, utilizava um dreno para eliminar secreções. A indicação de colocar a bolsa veio quando o curativo que ele usava parou de segurar o dreno por causa da quantidade de líquido eliminada.

Segundo o paciente, o procedimento era temporário, uma vez que o médico pediu para vê-lo novamente no outro dia. Mesmo assim, ele disse ter se sentido constrangido.

“O médico queria ver a quantidade de secreção que estava saindo [...]. Como não tinha a bolsa de colostomia, ele improvisou e, no momento, eu até me achei bem acolhido, ele estava sendo simpático. Depois que caiu minha ficha. Pensei: ‘Cara, o que eu to fazendo com isso aqui?’. Aí pedi ajuda para uma amiga”.

continua após publicidade

O paciente disse que substituiu a luva no mesmo dia, por intermédio de uma amiga que trabalha em um hospital da capital. Ela conseguiu uma bolsa de colostomia para ele.

Ainda de acordo com o relato do paciente, o médico não sinalizou se no retorno previsto para o dia seguinte substituiria a luva cirúrgica.

De acordo com João, o caso ocorreu no dia 22 do mês passado no Centro Clínico Pinheirinho, unidade NotreDame Intermédica. Através de uma nota, a empresa lamentou o ocorrido e informou que desligou o médico responsável pela ação da equipe.

continua após publicidade

Segundo a empresa, o paciente está bem e que todas as demandas dele "estão assistidas".

Confira a nota na íntegra:

"A prioridade da empresa é oferecer o melhor atendimento aos clientes. Por isso, a companhia lamenta profundamente o ocorrido, que possa ter gerado algum desconforto ao paciente.

Por esse motivo, assim que houve conhecimento dos fatos, o médico foi desligado, o paciente foi acolhido, e todas as suas demandas estão assistidas.

O paciente está bem e em continuidade ao seu tratamento ambulatorial. A companhia preza pelo bem-estar do paciente sempre e está em contato direto e à disposição do beneficiário para melhor assisti-lo".

Com informações do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR: médico coloca luva em paciente ao invés de bolsa de colostomia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!