MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

PR encerra missão nos EUA com perspectiva de investimento em irrigação

Objetivo é avançar com intercâmbio entre técnicos do Governo do Estado e especialistas e a visita de potenciais investidores ao Paraná

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2024, 13:20:53 Editado em 23.02.2024, 13:21:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após uma série de reuniões e visitas técnicas, a comitiva paranaense formada por representantes do Governo do Estado, setor produtivo e cooperativas agrícolas concluíram nesta quinta-feira (22), a missão ao estado do Nebraska, nos Estados Unidos. Com foco em sistemas de irrigação, o grupo retorna ao Paraná com encaminhamentos para aprofundar a troca de experiências em relação ao uso da tecnologia e a perspectiva de atração de novos investimentos internacionais no segmento.

continua após publicidade

Ao longo desta semana, a delegação, que também contou com membros da Ag4Up, que ajudou na organização da viagem, esteve reunida com executivos de empresas que são líderes mundiais na fabricação de maquinários e sistemas de irrigação de alta tecnologia, como a Lindsay Corporation e a Valley Irrigation. Elas estão sediadas no Nebraska justamente pelo estado ser uma referência internacional no segmento, tendo conseguido reverter as condições adversas de clima e de solo com a adoção da irrigação.

- LEIA MAIS: Com apoio do Estado, cooperativa de Pinhão investe em farinha de milho

continua após publicidade

O grupo, liderado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, também se reuniu com o governador do estado norte-americano, Jm Pillen, e conheceu projetos de extensão rural desenvolvidos pela Universidade do Nebraska.

“Pudemos ver de perto como estes maquinários são produzidos pelas empresas, sendo que algumas delas já estão presentes no Brasil e outras têm interesse em investir no País, por isso as convidamos para irem ao Paraná”, disse o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Um dos últimos compromissos da agenda foi com o Carlyle Group, um fundo de investimento global sediado em Washington com mais de US$ 300 bilhões em ativos sob sua gestão. Com escritórios em mais de 30 países, o grupo possui negócios em todo o mundo e representa um grande potencial para as empresas paranaenses.

continua após publicidade

“A Carlyle tem uma divisão de agricultura com foco na irrigação e eles olham para o Brasil para fazer investimentos. Convidamos os representantes a conhecerem o Paraná para que avaliem possíveis fusões e aquisições e a sinalização de interesse por parte deles demonstra que estamos no caminho certo”, avaliou Rocco.

Na quinta-feira, o grupo ainda se reuniu com representantes das empresa T-L Irrigation e Reinke, ambas multinacionais líderes na fabricação de sistemas de irrigação por pivôs. Amplamente utilizada nos Estados Unidos e em alguns locais da Europa, os sistemas utilizam sistemas de irrigação mecanizados que se movem em círculo em torno de um ponto central, irrigando grandes áreas de terra de forma uniforme e eficiente.

O uso de pivôs de irrigação permite o controle preciso da quantidade de água aplicada de forma mais eficiente do que outros métodos tradicionais, pois há menos perda de água por evaporação, o que também reduz os custos de produção. O sistema também pode ser utilizado para aplicação de fertilizantes e defensivos agrícolas de forma mais eficiente, otimizando o uso desses insumos.

continua após publicidade

Por fim, antes do retorno ao Brasil, houve uma roda de conversas com o KD capital, empresa de investimentos da Carolina do Sul que aplica recursos no setor de tecnologia, com o intuito de também atrair novos investimentos.

IRRIGAÇÃO NO PARANÁ

continua após publicidade

Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que integrou a comitiva, uma das regiões que pode se beneficiar do uso da tecnologia de irrigação utilizada no Nebraska é a do Arenito Caiuá, no Noroeste do Paraná. Devido às suas características geológicas, com baixa fertilidade natural, suscetibilidade à erosão e drenagem rápida do solo, a região representa um desafio para a produtividade agrícola.

“Qualquer tipo de solo pode responder bem com bom conhecimento e a tecnologia correta. No caso do Arenito Caiuá, são mais de 3,2 milhões de hectares que representam um potencial enorme de desenvolvimento com métodos adequados de produção como o que conhecemos no Nebraska e que podem impulsionar a agricultura na região”, afirmou Ortigara.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para avançar neste aspecto, o Governo do Estado vai estudar a possibilidade de enviar membros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Instituto Água e Terra (IAT) aos Estados Unidos para uma imersão técnica em sistemas de irrigação. De forma complementar, especialistas das empresas norte-americanas poderão ser trazidos ao Estado para demonstrar detalhes destas soluções aos agricultores paranaenses.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, a cooperativa já tinha o interesse em desenvolver novos métodos de irrigação, sobretudo na região Oeste e Noroeste do Estado. “Nestes locais, onde há os terrenos de arenito, o sistema pode melhorar bastante o solo e tornar a área mais produtiva”, revelou.

“A gente já havia desenvolvido um projeto de irrigação, mas que foi interrompido com a pandemia devido aos custos de implantação. Saímos satisfeitos com a experiência do Nebraska e vamos analisar a viabilidade das soluções serem adaptadas para o Paraná”, acrescentou Lourenço.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR encerra missão nos EUA com perspectiva de investimento em irrigação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!