MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

PR é o quarto estado que mais realizou transplantes no Brasil em 2023

Fila de pacientes do Paraná aguardando por um órgão, contudo, é a terceira maior do país

Da Redação

·
Apesar do grande número de procedimentos, a fila de pessoas aguardando por um transplante ainda é grande
Icone Camera Foto por Albari Rosa/AEN
Apesar do grande número de procedimentos, a fila de pessoas aguardando por um transplante ainda é grande
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2024, 19:17:27 Editado em 06.01.2024, 19:17:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná foi o quarto estado que mais realizou transplantes de órgãos no ano passado. É o que revelam dados Sistema Nacional de Transplantes, atualizados nesta sexta-feira (5 de janeiro).

continua após publicidade

Conforme os dados do Ministério da Saúde, ao longo de 2023 um total de 9.074 transplantes foram realizados no Brasil, sendo 6.066 transplantes de rim, 2.390 de fígado e 426 de coração, entre outros.

Entre as unidades da federação, São Paulo (com 2.844 transplantes), Minas Gerais (1.081), Rio de Janeiro (869), Paraná (827) e Rio Grande do Sul (724) são aquelas que mais realizaram transplantes.

continua após publicidade

No caso paranaense, foram realizados 497 transplantes de rim; 298 de fígado; 25 de coração; e outras sete de pâncreas/rim no ano passado. Dos transplantados, 476 eram do sexo masculino e 351 do sexo feminino, sendo que a maioria dos pacientes (454 ou 55% do total) tinham 50 anos ou mais de idade.

Apesar do grande número de procedimentos, a fila de pessoas aguardando por um transplante ainda é grande. No Brasil, são 41.573 pacientes, a maioria deles (38.277) aguardando por um rim.

Só no Paraná, são 2.321 pessoas aguardando por um órgão, número inferior apenas ao registrado em São Paulo (20.168) e Minas Gerais (3.675).

continua após publicidade

Coração é transportado do interior do Paraná até a Grande Curitiba

Na tarde de hoje (6 de janeiro), inclusive, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), utilizando a aeronave Falcão 03, prestou apoio, em conjunto com a Casa Militar, para atender uma demanda da Central de Transplantes.

Segundo o Batalhão, um coração foi trazido de avião (junto com uma equipe médica) do interior do estado até o Aeroporto do Bacacheri. No local, o órgão foi levado até um helicóptero, sendo então transportado até o Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR é o quarto estado que mais realizou transplantes no Brasil em 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!