MAIS LIDAS
VER TODOS

PREVENÇÃO

PR antecipa ações e convoca mulheres para exames de câncer de mama

As ações são realizadas em outubro, mas as atividades já começaram em setembro para destacar a importância dos cuidados

Da Redação

·
Outubro é considerado o mês rosa
Icone Camera Foto por SESA
Outubro é considerado o mês rosa
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2023, 14:31:07 Editado em 05.09.2023, 14:30:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná, por meio a Secretaria estadual da Saúde (Sesa), em parceria com a Superintendência Geral de Ação Solidária, antecipou para setembro as ações de conscientização para prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Anualmente, as ações acontecem em outubro, mas neste ano já em setembro começam as iniciativas para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da rotina de cuidado e prevenção da doença.

continua após publicidade

Esse movimento de conscientização da população, realização de ações e oferta de exames médicos em todo o Estado, conhecido como Paraná Rosa, tem o objetivo de aumentar o número de mulheres que procuram exames de rotina. Historicamente, em outubro, mês tradicional da campanha, há um aumento de 30% na realização dos exames de mamografia e a procura permanece em alta durante algum tempo, reflexo das ações publicitárias e da comunicação sobre o tema.

- LEIA MAIS: Hospital Regional de Ivaiporã inicia cirurgias eletivas; saiba mais

continua após publicidade

A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, destacou a importância da conscientização e do trabalho conjunto para a prevenção e combate ao câncer de mama. “Nossa missão é alcançar todas as mulheres do Paraná e oferecer a elas os recursos necessários para enfrentar os desafios com coragem e esperança”, afirma.

“O diálogo e as ações junto à população serão antecipadas em um mês pois precisamos disseminar o assunto, incentivar as mulheres a fazerem os exames para o diagnóstico precoce da doença. Vamos de agora até final de outubro intensificar as ações junto aos municípios e com a participação de todos teremos bons resultados”, complementa o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

EXAMES

Para atingir a população feminina nesse cuidado preventivo, os municípios reforçarão o trabalho de informação, busca ativa e realizações de ações para atender, principalmente, as que têm exames em atraso ou que nunca fizeram. Para esse atendimento, a rede pública estadual oferece 173 mamógrafos com exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de exame Papanicolau, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

continua após publicidade

O Governo do Estado oferece cerca de 450.000 exames de mamografias durante todo o ano. Dados preliminares revelam que, desse total, 191.029 foram realizados de janeiro a julho de 2023.

Também são ofertados mais de 1.200.000 exames de citopatológicos e histopatológicos de mama e colo do útero, durante todo ano. Para a realização destes exames a paciente deve procurar uma unidade de saúde, onde o profissional fará as orientações necessárias, avaliação da mulher e solicitação e coleta dos exames preventivos.

Com a pandemia houve uma queda significativa da procura pelas mamografias, passando de 347.319, em 2019, para 191.048, em 2020. De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), em 2021 foram realizados 239.961 exames e no ano passado 319.857. Apesar de os números subirem a cada ano, a expectativa desta iniciativa é ir além, alcançando atendimento expressivo e que preencha o quantitativo ofertado.

continua após publicidade

“O objetivo é detectar o mais cedo possível algum sinal de anomalia ou algo diferente. Se o câncer de mama for descoberto de forma precoce, mais chances de cura a mulher tem”, alerta a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes. “Não medimos esforços para orientar as mulheres dar atenção aos sinais. Estar em dia com os exames pode ser o grande diferencial entre a saúde e a doença”.

CÂNCERES

O câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente (excluindo câncer de pele não melanoma). São estimados 3.650 novos casos a cada ano no Paraná. Já o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais frequente e são estimados 790 casos novos casos ao ano.

“Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas, anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas”, reforça a chefe da Divisão de Atenção às Neoplasias, Rejane Cristina Teixeira Tabuti.

INFORMAÇÃO

O público feminino tem à disposição o projeto Ame-se, do Governo do Estado. A plataforma é uma das estratégias de orientação e suporte de informação, com diversos assuntos de saúde pública, além de outros temas relativos às mulheres paranaenses.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR antecipa ações e convoca mulheres para exames de câncer de mama"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!