MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

PR: 66,7% do grupo prioritário já recebeu 1ª dose da vacina

Do grupo prioritário, apenas 38,5% completou a imunização com as duas doses

Da Redação

·
PR: 66,7% do grupo prioritário já recebeu 1ª dose da vacina
Icone Camera Foto por Geraldo Bubniak/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.06.2021, 12:16:22 Editado em 15.06.2021, 12:16:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (15), o Paraná chegou à marca de 4.539.681 pessoas vacinas contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS). Das cerca 4,9 milhões de pessoas que foram incluídas nos grupos prioritários, 3,3 milhões já receberam a primeira dose do imunizante, 66,7% do público previsto no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Destas, 38,5% completaram o esquema vacinal.

continua após publicidade

Os grupos prioritários, aqueles que são mais expostos ao vírus ou têm mais chances de desenvolverem casos graves da doença, correspondem a mais da metade da população vacinável. O Ministério da Saúde leva em conta as pessoas com mais de 18 anos e prevê que, dentro dessa faixa, 8,8 milhões de paranaenses devem ser vacinados. Considerando essa população, 37% recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante.

“Nossa meta é vacinar toda a população adulta, pelo menos com a primeira dose, até o final de setembro, de acordo com os quantitativos enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Dentro do que já recebemos, nossa orientação aos municípios é para acelerar esse processo, para que cada dose distribuída chegue rapidamente ao braço dos paranaenses”, salienta.

continua após publicidade

IMUNIZADOS – As pessoas com mais de 60 anos são o grupo mais alcançado pela campanha de vacinação e respondem por 84% das doses aplicadas no Paraná. Até agora, 2.911.102 idosos receberam a primeira dose e, entre eles, quase um terço já está com o ciclo vacinal completo, com a aplicação das duas doses. O segundo grupo é formado pelos trabalhadores da saúde, com 395.629 pessoas vacinadas, quase 70% deles com a segunda dose.

Ocupando a sexta posição no País no número total de doses administradas, o Estado é o segundo que mais vacinou profissionais da educação. Até o momento, 148.638 trabalhadores do ensino básico receberam a primeira dose, além de 6.596 profissionais das instituições de ensino superior.

Também foram vacinados 562.942 pacientes com comorbidades, 36.351 idosos institucionalizados, 39.157 pessoas com deficiência permanente, 17.412 gestantes e puérperas, 9.266 indígenas, 4.430 quilombolas e 3.690 pessoas privadas de liberdade, 1.163 ribeirinhos e 797 pessoas em situação de rua.

continua após publicidade

PROFISSIONAIS – Entre as categorias profissionais, as vacinas foram aplicadas em 28.861 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 11.176 portuários, 3.876 caminhoneiros, 3.404 funcionários do sistema prisional, 3.373 trabalhadores do transporte aéreo, 2.360 membros das Forças Armadas, 916 trabalhadores de limpeza, 832 do transporte coletivo e 751 trabalhadores industriais.

Parte desses grupos profissionais serão imunizados com o primeiro lote que o Estado vai receber da vacina da Janssen, fabricada pelo braço farmacêutico da Johnson & Jonhson. Ela deve chegar ao Brasil ainda nesta semana, mas o Ministério da Saúde ainda aguarda a confirmação da data.

Administrado em dose única, o imunizante deve ser aplicado em profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviário; e em caminhoneiros. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, esse grupo é formado por 178,6 mil pessoas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PR: 66,7% do grupo prioritário já recebeu 1ª dose da vacina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!