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PR-180 e PR-281 chegam a fase de contratação

Resultado da licitação para ampliar e restaurar o pavimento da PR-180 e da PR-281 já foi homologado.

Da Redação

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A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281
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A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2024, 16:59:34 Editado em 11.09.2024, 16:59:50
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para ampliar e restaurar o pavimento da PR-180 e da PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste. O investimento é de R$ 90.849.999,00.

O próximo passo, após trâmites internos, será a assinatura de contrato com o Consórcio – Itax Sudoeste, formado pelas empresas Pavimentações e Terraplenagens Schmitt Ltda. e Azure Gerenciamento e Projetos Ltda., que será responsável por elaborar os projetos de engenharia e pela execução dos serviços da obra. Após emissão da ordem de serviço, o consórcio terá 180 dias para os projetos e 540 dias para os trabalhos.

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A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero. Em segmentos mais críticos será feita reconstrução total da pista, desde a sub-base.

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Para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias está previsto o alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros de largura cada para 3,50 metros, a pavimentação dos acostamentos e a implantação de 9,10 quilômetros de faixas adicionais divididas em oito segmentos, sendo seis na PR-180 e dois na PR-281.

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Também será implantada nova sinalização horizontal e vertical, instalados dispositivos de segurança viária, melhorado o sistema de drenagem de águas, e realizados serviços complementares, como enleivamento e hidrossemeadura.

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