MAIS LIDAS
VER TODOS

Sul Export 2024

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros

Mais de 39 mil turistas e tripulantes passaram no litoral paranaense

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.03.2024, 09:19:35 Editado em 27.03.2024, 09:19:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A temporada de cruzeiros no Paraná foi o destaque do terceiro painel do Sul Export, evento que discute a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos estados do Sul. O painel “Impactos e reflexos das atividades portuária e industrial nas cadeias de negócios” contou com a participação do diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. O debate aconteceu na terça-feira (26), em Balneário Camboriú (SC).

continua após publicidade

Entre 2023 e o começo de 2024, a Portos do Paraná recebeu a primeira maratona de cruzeiros do Estado, que incluiu 15 escalas do navio MSC Lirica e uma do navio MSC Musica. Ao todo, mais de 39 mil turistas e tripulantes passaram no litoral paranaense (o número inclui turistas e pessoas que não desceram da embarcação). As atracações semanais movimentaram a economia de todo o Litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões apenas em Paranaguá.

- LEIA MAIS: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego

continua após publicidade

A MSC também confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026. Além da MSC, o porto recebeu nesta semana o Silver Wind, da operadora Royal Caribean. A embarcação veio de Balneário Camboriú (SC) e seguirá para Paraty (RJ).

“Durante um ano, em parceria com a prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, nós preparamos todas as cidades do Litoral para poder atender bem aos cruzeiristas”, comentou Pioli. "Foi feita uma estrutura para o receptivo e todos os empresários que operam no setor se prepararam com antecedência para receber os turistas".

Também participaram do painel o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia, o presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O moderador foi o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.

continua após publicidade

Além do debate sobre a indústria dos cruzeiros marítimos dentro da estratégia das administrações portuárias, os participantes falaram sobre os portos e indústrias como geradores de emprego e renda. Outro tema abordado foi a sintonia com a agenda ESG e garantias de qualidade de vida para a população.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

VISITAS GUIADAS

continua após publicidade

Também foram apresentados os programas sociais realizados no Litoral do Paraná, entre eles a visita guiada gratuita no Porto de Paranaguá. Em 2023, foram mais de 2.800 universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade que passaram pelos Palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das principais operações portuárias.

SUL EXPORT

O Sul Export é uma das etapas regionais que precede o encontro nacional Fórum Brasil Export, em Brasília, previsto para outubro. O evento patrocinado pela Portos do Paraná conta com representantes de todo o Brasil, entre autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e entidades de classe e ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Sul Export deste ano foi realizado entre os dias 25 e 26 de março e abordou a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos três estados da região, com debates, visitas técnicas e encontros de relacionamento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!