Porto de Paranaguá tem simulado de segurança da Polícia Federal - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Paraná

Porto de Paranaguá tem simulado de segurança da Polícia Federal

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Polícia Federal realizou no Porto de Paranaguá, nesta terça-feira (25), exercícios simulados para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária. A ação ocorreu também nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).

Segundo o chefe da Unidade Administrativa de Segurança Portuária do porto paranaense, major César Kamakawa, durante os exercícios os policiais federais simularam o acesso ao Porto de Paranaguá sem os devidos elementos de identificação para avaliar o cumprimento dos protocolos de segurança.

“O retorno dado foi muito positivo e eles puderam verificar que adotamos protocolos bastante rígidos. Em alguns momentos foi até além do que era previsto”, enfatiza o Kamakawa.

Foi verificada, ainda, a atuação da segurança portuária em casos de ingresso não autorizado de embarcações nos terminais e introdução de drogas em contêineres. Os simulados incluíram exercícios de retomada da instalação portuária para os policiais exercitarem as técnicas para este tipo de intervenção.

A Polícia Federal, que exerce a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) no âmbito federal e as Cesportos (âmbito estadual) têm direcionado seus esforços para a construção de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).

O Código, internalizado no ordenamento jurídico nacional pelo Decreto nº 9.988, de 26 agosto de 2019, exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os entes públicos e privados atuantes no universo marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças à proteção e tomar medidas preventivas contra incidentes de proteção que afetem navios ou instalações portuárias utilizadas no comércio internacional, por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades.

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Foto por Agência de Notícias do Paraná
Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Porto de Paranaguá tem simulado de segurança da Polícia Federal"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.