MAIS LIDAS
VER TODOS

gestão

Política para as mulheres é assunto em evento do Estado

Os trabalhos foram expostos em banners durante os dois dias de evento

Da Redação

·
O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de fevereiro
Icone Camera Foto por Foto: Juliano Pedrozo / SEMIPI
O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de fevereiro
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2024, 13:22:20 Editado em 01.03.2024, 13:22:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma exposição com trabalhos desenvolvidos em 40 municípios do Estado envolvendo políticas públicas para mulheres foi destaque no II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) na PUC/PR, em Curitiba.

continua após publicidade

Os trabalhos foram expostos em banners durante os dois dias de evento, nesta quarta (28) e quinta-feira (29). Ele reuniu técnicos, gestoras e gestores de políticas para mulheres, secretárias, prefeitos e prefeitas, integrantes do sistema de Justiça e membros de conselhos.

A secretária da pasta, Leandre Dal Ponte, enalteceu o empenho e a dedicação dos profissionais. “Quero parabenizar todos municípios que trouxeram os trabalhos para o evento. Eu tenho certeza que serão muitos cases de sucesso, muitas experiências que poderão ser aplicadas não só em outros municípios, mas se tornarem uma política que o próprio Estado possa replicar nas 399 cidades”, afirmou.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: PR apresenta processo de compra de medicamentos por consórcio no Cosud

Camila Calixto Sanches, coordenadora da Casa da Mulher Ponta Grossa, destacou a importância de mostrar as boas práticas. “Incentivamos que a gestora, que as pessoas que trabalham com politica pública, levem exemplos para outros municípios”, explicou.

Ponta Grossa abordou dois projetos impactantes para o município. O primeiro ocorre em parceria com a Defensoria Pública por meio de plantões e mutirões para atendimento a mulheres vítimas de violência. O outro trata da capacitação de agentes de saúde. O objetivo é ensinar a identificar os tipos de violência sofridos por mulheres e como repassar a informação via sistema para análise.

continua após publicidade

Renata Cristina Carneiro, integrante da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres em Curitiba, comemorou a oportunidade e a experiência de divulgar o trabalho feito pela área. “Foi importante para fortalecer as políticas para as mulheres no Estado e compartilhar experiências das cidades para podermos incrementar os atendimentos que já são realizados”, disse.

O trabalho exposto abordou três projetos em andamento na Capital. Um deles é o Plano de Ação e Gênero (PAG) desenvolvido em um bairro na região Sul da cidade com foco em ações para mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto é intersetorial e envolve outras secretarias municipais que estabeleceram ações específicas para uma única região.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

Outro projeto destacado pelo grupo é o “Masculinidade Consciente”, que oferta um curso que sensibiliza a sociedade para a igualdade de gêneros. Também foi apresentada uma campanha em parceria com a rede hoteleira, bares e restaurantes sobre violência contra as mulheres.

A ação terá continuidade com a elaboração de artigos que serão publicados pela PUC/PR e levados para o Ministério das Mulheres para que outros estados possam replicar e dar visibilidade a essas iniciativas.

Os trabalhos apresentados receberam orientação prévia por meio do Serviço Social da PUC/PR através de uma parceria com a Semipi. A professora Solange Fernandes prestou assessoria às equipes. “Os trabalhos surpreenderam positivamente, pois são diversos e mostraram o quanto é possível ser feito por iniciativa dos próprios municípios”, afirmou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Política para as mulheres é assunto em evento do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!