MAIS LIDAS
VER TODOS

No Paraná

Policiais cumprem 352 diligências especializadas durante o Verão Maior

Segundo o delegado Fábio Amaro, o trabalho em conjunto com a Polícia Científica possibilita interligação direta entre o local, o suspeito e vítima

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2024, 10:17:51 Editado em 09.02.2024, 10:17:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil e a Polícia Científica realizaram diligências especializadas em um local de crime e em um veículo, em Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Estado, nesta semana. O objetivo foi localizar e coletar vestígios do homicídio de um homem, de 24 anos, ocorrido no dia 20 de janeiro, em Guaratuba. As diligências foram realizadas na residência e em um veículo do suspeito. O trabalho envolveu a coleta de materiais genéticos, análise por meio da captura de imagens e a localização de vestígios por meio do emprego de luminol.

continua após publicidade

O luminol é borrifado em locais onde há suspeita de que possa haver vestígios de sangue. A solução em contato com sangue resulta em uma luz azulada. Para facilitar a visualização dos vestígios, é necessário que o ambiente esteja escurecido. A partir disso, todo o material coletado passa por análise para chegar a um conjunto de informações que em conjunto demonstram a verdade.

Nesse caso específico, três pessoas (dois homens e uma mulher) teriam participado do crime de homicídio e ocultação de cadáver, tendo como motivação dívidas entre os envolvidos. Os três suspeitos foram presos preventivamente em Minas Gerais. A ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: PRF dá dicas de segurança para quem vai pegar a estrada no carnaval

Em 54 dias de trabalho no Litoral, os peritos realizaram 352 exames periciais em suporte às demandas das forças de segurança pública.

De acordo com o delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Fábio Amaro, o trabalho em conjunto com a Polícia Científica possibilita interligação direta entre o local, o suspeito e vítima. “Essa parceria fortalece o processo investigativo, sendo crucial para que sejam produzidas provas materiais dos delitos. A prova técnica proporciona à Polícia Civil a garantia de condições concretas para solução eficaz dos casos”, afirma.

continua após publicidade

A perícia criminal é parte essencial do processo investigativo de crimes, tanto no local do crime, preservando e recolhendo vestígios do ocorrido, como também em ambientes laboratoriais, analisando as evidências encontradas.

Para o perito criminal Leonel Letnar Junior, chefe da divisão operacional da Polícia Científica, a colaboração entre as forças de segurança é essencial para o combate efetivo à criminalidade.

“A Polícia Científica, com sua natureza multidisciplinar, ocupa uma posição fundamental nesse cenário. Nosso trabalho especializado em diversas áreas da perícia permite fornecer suporte técnico-científico crucial para a investigação de crimes. A sinergia com outras forças de segurança é vital para a coleta rápida de evidências e para elaborar estratégias de investigação eficientes. Essa cooperação assegura a resolução eficaz de investigações, garantindo a verdade e a justiça através da ciência”, explica.

continua após publicidade

A delegada Natália Nichel ressalta que a perícia no local de crime serve para corroborar os elementos probatórios no âmbito do inquérito policial. “O trabalho em conjunto com a Polícia Científica é de extrema importância, ainda no âmbito do inquérito policial, porque leva a elementos que vão servir de prova para uma possível ação penal”, ressalta.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

“Durante o Verão Maior Paraná realizamos diversos exames, como ocorre em todo o Estado. Temos realizado perícias em armas de fogo, em locais e em objetos relacionados a homicídios, em residências em que ocorreram furtos ou danos, em veículos, além de exames em drogas. O trabalho serve para materializar os delitos e crimes com a prova pericial”, complementa a perita criminal Valéria Cardoso Pereira.

VERÃO MAIOR PARANÁ:

O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Policiais cumprem 352 diligências especializadas durante o Verão Maior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!