MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Polícia Civil prende 16 pessoas em operação contra fraude de IPVA no Paraná

Nesta quarta-feira (7), a Polícia Civil cumpre 16 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em operação que mira um esquema de fraudes envolvendo pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).As ordens são cumpridas

Da Redação

·
Polícia Civil prende 16 pessoas em operação contra fraude de IPVA no Paraná
Icone Camera Foto por Divulgação/PCPR
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2020, 11:39:44 Editado em 07.10.2020, 11:39:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quarta-feira (7), a Polícia Civil cumpre 16 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em operação que mira um esquema de fraudes envolvendo pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

continua após publicidade

As ordens são cumpridas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama, e outra parte também em Marabá, no Pará. Conforme as investigações, os alvos são suspeitos de captar proprietários de carros de luxo e oferecer a quitação do IPVA com descontos que variavam entre 30% e 50%. O pagamento do débito era realizado através de invasão de contas bancárias alheias, de acordo com a Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Civil, entre 2017 e 2019 foram analisados 27 IPVAs, quitados por duas contas distintas, sendo uma do Rio Grande do Norte e outra da Bahia, que totalizaram R$ 87,9 mil. Segundo a equipe policial, os suspeitos recebiam entre 50% a 70% do valor total do imposto.

continua após publicidade

As investigações ainda apontam que os suspeitos para dar ainda mais credibilidade à prática criminosa, cobravam dos proprietários o valor referente à quitação do débito somente após baixa no sistema, comprovando o pagamento.

Ao longo dos últimos oito anos de investigação, a Polícia Civil descobriu que diversos angariadores estariam atuando no Paraná associados a suspeitos do Pará, para onde a maior parte do dinheiro arrecado era encaminhado.

Ainda conforme a polícia, despachantes também podem ter participação no esquema. Apesar de não haver indícios de que ofereciam o benefício aos seus clientes, ele se aproveitavam dos serviços prestados de pagamento de IPVA para utilizar a fraude.

continua após publicidade

Com informações G1 Paraná.



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Civil prende 16 pessoas em operação contra fraude de IPVA no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!