A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 14 pessoas durante uma operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil deflagrada nesta quinta-feira (17), em 21 municípios do Estado. A ação teve como intuito relembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no sábado (18), e faz parte da campanha do Maio Laranja.
- LEIA MAIS: Rapaz ameaça irmão com marreta e põe fogo na casa que eles moravam
A PCPR ainda prendeu em flagrante três indivíduos e cumpriu nove mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Curitiba. Dos mandados de prisão, dois foram preventivos e nove condenatórios.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a população sobre a importância de preservarmos a integridade das crianças e adolescentes, além de tirarmos de circulação indivíduos que cometeram crimes de violência e abuso contra vulneráveis”, ressalta a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes.
O delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) da PCPR na Capital, Rodrigo Rederde, conta que o objetivo é tirar de circulação indivíduos que cometeram os crimes de violência e abuso sexual contra vulneráveis.
“É uma operação de resposta a esses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Nos tiramos de circulação várias dessas pessoas envolvidas com o abuso sexual infantil. As investigações continuam. Para nós é muito importante o dia D de combate ao abuso sexual de vulneráveis”, explica Rederde.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar esse dia com a finalidade mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de combater o abuso e a violência sexual infantil.
PALESTRAS – Durante a primeira quinzena de maio foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas.
As ações tiveram como público-alvo crianças, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.
DENÚNCIAS- Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.
AÇÃO EDUCATIVA – A PCPR, através do Nucria, irá realizar um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste sábado (18), no Parque Barigui, das 10h às 17h.
No local serão disponibilizadas orientações, materiais educativos, recreações, exposição dos carros da PCPR e cães terapeutas.
Deixe seu comentário sobre: "Polícia Civil prende 14 pessoas por abuso e exploração sexual infantil"