MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Polícia Civil fará semana de lives contra o abuso sexual infantojuvenil

As transmissões ao vivo serão feitas pela conta @pcproficial no Instagram

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por PCPR
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2020, 05:01:47 Editado em 20.05.2020, 08:30:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizará a Semana PCPR de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil com lives diárias no perfil da instituição no Instagram, entre segunda (18) e sexta-feira (22), sempre às 15h. As transmissões ao vivo serão feitas pela conta @pcproficial (instagram.com/pcproficial) e estarão disponíveis a todos os usuários da rede social, que poderão enviar perguntas sobre o tema.

continua após publicidade

O delegado Alexandre Macorin de Lima, chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, diz que a campanha é de extrema importância para mobilizar e conscientizar toda sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes contra o abuso sexual. “O medo, a vergonha e o silêncio ainda são fatores que dificultam que os crimes venham à tona e sejam punidos. Nesta semana vamos divulgar todas as informações sobre como prevenir e como denunciar este tipo de violência.", finalizou.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data comemora 20 anos desde que foi criada pela Lei 9.970 em 2000.

continua após publicidade

A delegada Ellen Victer, chefe do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR, explica que será a primeira vez que o trabalho de conscientização será feito pela internet. “No ano passado nós fizemos um evento no parque Barigui, em Curitiba, para orientar as pessoas sobre as formas de denúncia. Mas, devido à pandemia, neste ano será diferente”, disse.

Na segunda-feira (18), Macorin irá fazer a abertura da semana de lives. Na sequência, Ellen conduzirá live sobre o tema Abuso ou Exploração Sexual, onde irá diferenciar os crimes e explicar sobre outros delitos que acabam tendo relação com esses.

Na terça-feira (19) será a vez do investigador da PCPR e psicólogo, Flávio Balan, que falará da relação do abuso sexual com o isolamento social consequente da pandemia da Covid-19. Balan irá explorar quais os sintomas costumam ser apresentados pelas vítimas e como perceber os sinais da criança e do adolescente.

continua após publicidade

A promotora de justiça da Promotoria de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba, Tarcila Teixeira, será a convidada de quarta-feira (20). Irá expor as estratégias para proteção e monitoramento quando a criança está fora da escola. A exposição será mediada pela delegada Ellen.

O coordenador-geral da força-tarefa Infância Segura da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi, falará sobre os canais de denúncia, os crimes virtuais relacionados aos abusos e exploração sexual. Além disso, Hayashi irá expor quais ações vêm sendo desenvolvidas no combate a esses crimes. A exposição será mediada pela delegada Patrícia Nobre.

O último dia (15) da semana de combate será realizado por Patrícia, que atua como delegada Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR em Curitiba. Ela irá oferecer orientações de prevenção ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, assim como informar as estatísticas desses delitos. Nesse dia, a delegada também irá responder a uma seleção de perguntas que serão enviadas pelo público durante a semana. O delegado Macorin fará o encerramento da semana de lives.

continua após publicidade

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (18/05/20) – 15h - acesse: instagram.com/pcproficial

continua após publicidade

- Abertura

Dr. Alexandre Macorin de Lima – delegado da PCPR

- Tema: Abuso Sexual X Exploração Sexual

continua após publicidade

Dra. Ellen Victer – delegada da PCPR

Terça-feira (19/05/20) – 15h- acesse: instagram.com/pcproficial

- Tema: O Abuso Sexual e o Isolamento Social

continua após publicidade

Sr. Flávio Balan – Investigador da PCPR e Psicólogo

continua após publicidade

Quarta-feira (20/05/20) – 15h - acesse: instagram.com/pcproficial

- Tema: Estratégias de Proteção e Monitoramento: quando a criança está fora da escola

Dra. Tarcila Teixeira – Promotora de Justiça

continua após publicidade

*Mediação: Dra. Ellen Victer

Quinta-feira (21/05/20) – 15h - acesse: instagram.com/pcproficial

continua após publicidade

- Tema: Ações da Força-Tarefa Infância Segura: canais de denúncia e crimes virtuais

Dr. Felipe Hayashi – Coordenador-Geral da FORTIS

*Mediação: Dra. Patrícia Nobre

Sexta-feira (22/05/20) – 15h - acesse: instagram.com/pcproficial

- Tema: Orientações acerca da prevenção e respostas às perguntas da semana

Dra. Patrícia Nobre – Delegada da PCPR

- Encerramento

Dr. Alexandre Macorin de Lima – delegado da PCPR

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Civil fará semana de lives contra o abuso sexual infantojuvenil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!