MAIS LIDAS
VER TODOS

última geração

Polícia Científica adquire microscópios novos para exames balísticos

Os novos equipamentos garantem ergonomia e precisão no exame de confronto balístico, através das marcas impressas aos elementos de munição

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 12:22:41 Editado em 24.01.2024, 12:22:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Científica do Paraná (PCP) entregou dois novos microscópios comparadores balísticos de última geração para as Unidades Técnico–Científicas (UETC) de Maringá e de Londrina. Os novos equipamentos são do modelo VisionX, da marca Projectina, e permitem que os peritos trabalhem com até 243x de aumento de resolução, regulagens de altura e dioptria e controles motorizados.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Indústria paranaense produz granola com pó de erva-mate

Os novos equipamentos garantem ergonomia e precisão no exame de confronto balístico, permitindo ao perito ou perita identificar, através das marcas impressas aos elementos de munição durante o disparo, se um projétil ou estojo foi disparado por uma arma suspeita. Além disso, através da funcionalidade de acesso remoto, possibilita o treinamento de novos peritos no exame de confronto balístico ou comparação balística.

continua após publicidade

“Os novos microscópios apresentam melhor qualidade de imagem para realização dos exames de confronto balístico, inclusive de registro de imagem (foto), permitindo melhor identificação e ilustração do exame no laudo”, afirma Edgar Mallmann, chefe da Seção de Balística Forense da Polícia Científica do Paraná.

“É um equipamento de última geração que facilita o trabalho que já que realizamos os exames de confronto balístico. Estamos muito satisfeitos com esse investimento e a previsão é que acelere ainda mais a realização dos laudos”, destaca o chefe da UETC de Londrina, Luciano Bucharles.

“Além disso, favorece o processo de análise e comparação de evidências, podendo fornecer uma resposta ainda mais ágil”, complementa o chefe da UETC de Maringá, Luiz Rotta.

continua após publicidade

Apenas as unidades de Curitiba, Maringá e Londrina possuem esse microscópio para realizar os exames balísticos. Em Curitiba, por exemplo, foram realizados mais de 500 análises apenas em 2023. Os equipamentos que eram utilizados anteriormente em Maringá e Londrina serão realocados para outra UETC, aumentando o número de exames balísticos realizados em outras regiões do Estado. O Paraná tem 20 unidades especializadas.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O investimento foi de R$ 3,2 milhões, com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública. Estes novos equipamentos fazem parte do planejamento de reestruturação da PCP. Em agosto do ano passado, a instituição recebeu um tablet multiespectral forense da marca Forenscope, equipado com alta tecnologia da Turquia, que permite a identificação precisa de vestígios não visíveis a olho nu deixados por criminosos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Científica adquire microscópios novos para exames balísticos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!