MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Plataforma online vai monitorar famílias vulneráveis socialmente

Plataforma online vai monitorar famílias vulneráveis socialmente

Da Redação

·
Plataforma online vai monitorar famílias vulneráveis socialmente
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2020, 16:26:27 Editado em 11.09.2020, 16:26:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Programa Nossa Gente Paraná, vai disponibilizar aos 399 municípios do Paraná uma ferramenta online “georreferenciamento de famílias em situação de vulnerabilidade social”.

continua após publicidade

A plataforma vai apoiar as prefeituras no acompanhamento intersetorial das áreas de assentamento precário e unidades da rede socioassistencial da população socialmente vulnerável.

O georreferenciamento pode ser acessado pelo Sistema de Acompanhamento das Famílias no site da Secretaria e foi desenvolvido pela unidade técnica do Programa Nossa Gente Paraná e pelo Núcleo de Informática e Informações da Sejuf, com recursos do contrato entre o Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

continua após publicidade

O sistema utiliza dados extraídos do CadÚnico, Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Paraná e Cadastro do Sistema Único de Assistência Social (CadSUAS).

Segundo o secretário Mauro Rockenbach, o georreferenciamento é um importante aliado no planejamento e gestão de políticas públicas. “No contexto do Programa Nossa Gente Paraná, este sistema vai contribuir com as equipes dos equipamentos Cras e Creas, bem como das demais políticas e serviços públicos que fazem parte dos Comitês do Programa (Emater, Cohapar, Defesa Civil, unidade básica de saúde e escolas,) nas necessidades diárias que envolvem a busca ativa de famílias, visitas, atendimentos coletivos, planejamento de inclusão por território/bairro, entre outras. Com isso, o trabalho em campo é facilitado e otimizado”.

Por meio do georreferenciamento, o município visualizará seu território, em duas modalidades: mapa ou visualização por satélite. Podem ser aplicadas camadas para visualizar a localização de áreas de assentamento precário - conjuntos habitacionais degradados, cortiços, favelas e loteamentos irregulares ou clandestinos, unidades da rede socioassistencial e famílias inscritas no CadÚnico, com destaque para aquelas em situação de alta vulnerabilidade social (conforme IVF-PR Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses) ou com necessidade de regularização cadastral.

continua após publicidade

Mais de 90% das famílias inscritas no CadÚnico no Paraná estão georreferenciadas. No caso daquelas que ainda não estão, o usuário do sistema pode marcar no mapa a localização do seu domicílio, tornando-as georreferenciadas.

A utilização da ferramenta será exclusiva dos profissionais membros dos Comitês Locais e Municipais do Programa Nossa Gente Paraná, e o acesso ao Sistema está condicionado à assinatura de Termo de Compromisso. “A sua funcionalidade será gradualmente aprimorada com novas camadas e ferramentas, sempre na perspectiva de apoiar o trabalho social com famílias e o planejamento e execução de ações de superação da pobreza e da vulnerabilidade social no Paraná”, disse a coordenadora do Programa Nossa Gente na Sejuf, Letícia Reis.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Plataforma online vai monitorar famílias vulneráveis socialmente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!