MAIS LIDAS
VER TODOS

Gestão de saúde

Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde

Além dos estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais

Da Redação

·
Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde
Icone Camera Foto por AEN
Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2024, 12:11:42 Editado em 06.04.2024, 12:11:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos primeiros três meses de 2024, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS - GSUS, desenvolvido pela Celepar, chegou a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados. A marca alcançada por essa ações inovadora, que impacta diretamente na qualidade de atendimento à população, é um dos destaques do final de semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: PR apresenta processo de compra de medicamentos por consórcio no Cosud

A plataforma é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que trabalham segundo as regras do SUS, incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação.

continua após publicidade

Além dos estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais, além das 22 Regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“O GSUS auxilia hospitais e demais instituições da área da saúde a funcionarem de maneira mais eficaz no cotidiano operacional, o que se reflete, por consequência, num atendimento mais eficiente à população”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Ele lembra, ainda, que a plataforma faz parte do Celepar Cid@des, um pacote de serviços tecnológicos oferecido aos municípios. “O GSUS é uma das muitas soluções do Celepar Cid@des que ajudam os municípios a se tornarem mais ágeis, eficientes e conectados”, afirma.

continua após publicidade

OUTRAS INICIATIVAS – Além do GSUS, desenvolvidas em parceria com a Sesa, a Celepar trabalha com outras tecnologias para a saúde pública.

Uma delas é a Farmácia Digital, que ajuda a garantir o acesso online do cidadão a medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para receber esses medicamentos, é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação e apresente um conjunto de documentos e exames.

O acesso ao sistema é simples. O cidadão informa os dados pessoais, anexa a documentação e laudos necessários para comprovar a enfermidade e solicitar o medicamento. O cadastro é enviado para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia fazem a triagem e verificação. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento ou pode receber em sua casa.

continua após publicidade

Segundo dados mais recentes do Sismedex, foram realizadas 222 mil solicitações de medicamentos por meio do sistema no primeiro trimestre deste ano.

Outra funcionalidade desenvolvida pela Celepar foi o software que coordena as chamadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com interface moderna e segurança aprimorada, ele garante maior agilidade no registro do atendimento e disponibiliza um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas. De janeiro a março deste ano, foram 290 mil chamadas.

A Celepar também criou o sistema que administra as doações de sangue, o NovoSHT – Sistema de Controle Hemoterápico, e o Sievisa — Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária, essencial para o mapeamento das informações referentes à situação sanitária de estabelecimentos em funcionamento no Paraná.​​​​

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!