Piana destaca cooperativas de crédito no fortalecimento da economia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Vice-governadoria

Piana destaca cooperativas de crédito no fortalecimento da economia

Foto por Reprodução/AEN
Escrito por AEN
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

As cooperativas de créditos são estratégicas e ajudam a fortalecer o setor produtivo paranaense, em especial durante a pandemia da Covid-19. A afirmação foi feita pelo vice-governador Darci Piana ao participar, nesta quinta-feira (08), da inauguração de uma agência do Sicredi em Curitiba. Ele destacou a pujança do setor, que hoje representa, na região Sul, cerca de 15% no sistema financeiro.

Piana lembrou que foi no berço das cooperativas de produção do Paraná que surgiram as cooperativas de créditos do Brasil. “Das dez maiores cooperativas de produção do País, oito estão no Paraná. Todas contam com cooperativas de créditos que permitiram a expansão do nosso agronegócio e mantém forte o setor”, disse o vice-governador.

Instalada no bairro Bacacheri, a nova agência é a 21ª unidade Sicredi no Estado, tem 730 metros quadrados para atendimento e conta com ambiente para treinamento com aulas de educação financeira, além da disseminação do cooperativismo.

“Temos uma longa história nas cidades do Interior, com o público rural, e cada vez mais queremos trazer para as grandes cidades esse exemplo de gestão cooperativa, que valoriza o relacionamento com o associado e que possui toda a segurança de um banco tradicional, por meio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito”, comentou o presidente do Sicredi Campos Gerais PR/SP, Popke Ferdinand Van Der Vinne.

“Mesmo tendo aplicativo e internet banking de ponta, o Sicredi continua abrindo agências para o associado escolher como quer ser atendido”, explicou o diretor executivo do Sicredi Campos Gerais, Marcio Zwireewicz.

SISTEMA - O Sicredi está presente nos 23 estados e no Distrito Federal, com quase 5 milhões de associados. No Paraná já são 500 mil associados e em Curitiba são 10 mil. Segundo representantes do Sistema, neste ano foram movimentados R$ 106 bilhões em operações financeiras em todo o Brasil.

 A instituição tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa. Como incentivo para o desenvolvimento econômico e social, os ativos são usados para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas regiões onde foram gerados.

Participaram do evento o vice-presidente do Sicredi Campos Gerais, Gilberto José Eleutério Zardo, e diretores, coordenadores e gerentes da instituição.

Deixe seu comentário sobre: "Piana destaca cooperativas de crédito no fortalecimento da economia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.