A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a Operação Jaborandi, que investiga crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de diversas cidades da região oeste do Paraná.
Cerca de 120 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais em seis municípios do Paraná, como Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra, e um do Estado do Pará, na cidade de Uruará. A operação, de acordo com a PF, dá continuidade à investigação que começou há cerca de um ano após denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com chefes dos poderes executivos locais para fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios envolvendo o setor de obras de municípios da região.
Conforme a PF, ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos Prefeitos de Boa Vista da Aparecida e Umuarama (atualmente afastado), se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.
Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão. O nome da operação faz referência à estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama, sendo uma das primeiras obras que originaram a investigação.
tnonline
Deixe seu comentário sobre: "PF investiga prefeitos acusados de corrupção no Paraná"