MAIS LIDAS
VER TODOS

Operação Jaborandi

PF investiga prefeitos acusados de corrupção no Paraná

Operação tem como alvos prefeitos acusados de corrupção no Paraná e no Pará

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2021, 09:11:50 Editado em 26.10.2021, 09:19:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a Operação Jaborandi, que investiga crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de diversas cidades da região oeste do Paraná.

continua após publicidade

Cerca de 120 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais em seis municípios do Paraná, como Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra, e um do Estado do Pará, na cidade de Uruará. A operação, de acordo com a PF, dá continuidade à investigação que começou há cerca de um ano após denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com chefes dos poderes executivos locais para fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios envolvendo o setor de obras de municípios da região.

Conforme a PF, ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos Prefeitos de Boa Vista da Aparecida e Umuarama (atualmente afastado), se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.

continua após publicidade

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão. O nome da operação faz referência à estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama, sendo uma das primeiras obras que originaram a investigação.

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PF investiga prefeitos acusados de corrupção no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!