MAIS LIDAS
VER TODOS

Curitiba

PF deflagra operação em combate a falsificação de cédulas

Mandados de busca e apreensão ocorreram em sete estados, incluindo o Paraná

Da Redação

·
PF deflagra operação em combate a falsificação de cédulas
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2021, 11:00:44 Editado em 16.11.2021, 11:00:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Speculum, que visa combater falsificação de cédulas em sete estados, incluindo o Paraná. A ação se desenvolveu em razão de investigações que resultaram no cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão e realização de seis prisões em flagrante nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina, Boa Esperança, São Caetano do Sul e São José dos Campos.

continua após publicidade

Conforme a PF, a operação foi levada a cabo pela Unidade de Repressão à Falsificação de Moedas e Crimes Federais, uma força-tarefa entre a Polícia Federal e a Diretoria de Segurança Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, situada da Delegacia de Polícia Federal, em Maringá. Os documentos falsos seriam utilizados para fraudes diversas, sendo que os modelos de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), enquanto ainda não preenchidos, são documentos considerados como federais.

Ainda conforme a PF, os autuados foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento público, previsto no artigo 297 c/c artigo 29 do Código Penal, que tem pena de reclusão de até 6 anos e multa, além do crime previsto no artigo 304 c/c artigo 14, II, também do Código Penal, por tentar colocar em circulação os documentos falsificados, que tem a mesma pena do delito de falsificação de documento público.

continua após publicidade

A equipe ressalta que desde 2019, apreendeu centenas de cédulas de CNHs e RGs falsificados, sendo que estes documentos contrafeitos simulam os itens de segurança dos originais, ludibriando os cidadãos. O combate à falsificação de moeda e documentos federais traz dupla proteção à sociedade, uma vez que protege a credibilidade de nossos documentos públicos junto aos cidadãos, bem como evita fraudes que são cometidas a partir desses documentos.

Nome

O nome da Operação, Speculum, que quer dizer espelho em latim, diz respeito aos espelhos dos documentos apreendidos, pois esses são contrafeitos e vendidos para todo País sem preenchimento, para que os compradores os preencham em nome de terceiros ou de pessoas que não existem, conseguindo assim enganar alguns órgãos públicos, o comércio e o sistema bancário.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PF deflagra operação em combate a falsificação de cédulas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!