A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quarta-feira (24) mandados de busca e apreensão em operação contra crimes de lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral, corrupção eleitoral e furto qualificado. Os mandados são cumpridos em Curitiba e Umuarama.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral da 3ª zona eleitoral em Curitiba.
Conforme a PF, as investigações apontaram que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Paraná.
Além disso, os suspeitos não teriam declarado diversas doações, violando a lei eleitoral, configurada como prática de caixa dois eleitoral.
A polícia afirmou ainda que um dos suspeitos investigados também é acusado de lavar dinheiro e outro por é suspeita de furto qualificado.
De acordo com a PF, um dos suspeitos já foi condenado, em primeira instância, pela prática de 'crime de apropriação indébita previdenciária', após ter feito pagamento do crédito tributário de mais de R$ 9 milhões. Esse mesmo suspeito possui dívida com a União, relacionada a tributos, de cerca de R$ 153 milhões.
A PF não confirmou até a publicação desta reportagem sobre quantos mandados estão sendo cumpridos e nem informou o nome dos suspeitos investigados.
Deixe seu comentário sobre: "PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e 'caixa 2' no Paraná"