MAIS LIDAS
VER TODOS

Investigação

PF cumpre mandados no Paraná contra esquema de importação clandestina

A ação está sendo coordenada pela Polícia Federal no Paraná, com participação de 350 Policiais Federais e 53 servidores da Receita

Da Redação

·
As mercadorias eram adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas de maneira irregular no mercado brasileiro para revenda
Icone Camera Foto por Divulgação/Polícia Federal
As mercadorias eram adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas de maneira irregular no mercado brasileiro para revenda
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2023, 09:26:43 Editado em 19.10.2023, 09:26:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, está realizando na manhã desta quinta-feira (19) a “Operação GRADE A”, com o objetivo de reprimir esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. São investigados prática dos crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação acontece em cinco estados, entre eles, o Paraná.

continua após publicidade

A ação está sendo coordenada pela Polícia Federal no Paraná, com participação de 350 Policiais Federais e 53 servidores da Receita. Foram cumpridos 70 mandados de Prisão Preventiva e 95 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí.

- LEIA MAIS: Homem visualiza casa sendo furtada e aciona PM em Apucarana

continua após publicidade

Não foram informados quantos mandados estão sendo cumpridos no Piauí. “A investigação apura esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. As mercadorias são adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda”, informou a Polícia Federal.

Segundo a PF, as diligências apontaram que os eletrônicos eram trazidos ao Brasil através de entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, armazenados em pontos de apoio na região fronteiriça, e então transportados para outras regiões do país.

A Polícia Federal destacou que a operação na fronteira para a passagem dos produtos era realizado por freteiros.

continua após publicidade

“Esse trânsito se dava mediante a atuação de freteiros, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.)”, relatou.

Estima-se que os grupos investigados tenham internalizado milhões em mercadorias desde o início da pandemia de Covid, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai.

O nome da operação, “GRADE A”, é referência aos celulares recondicionados que são importados e negociados com frequência pelos alvos da investigação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PF cumpre mandados no Paraná contra esquema de importação clandestina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!