MAIS LIDAS
VER TODOS

ENSINO

Perguntas e respostas sobre o ano letivo de 2021 no Paraná

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (15) como será o ano letivo  2021 com as adaptações por conta da pandemia da Covid-19. Aqui, você confere as principais perguntas e repostas a respeito das novidades anunciadas.Quando começa? Em 18 de feverei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2020, 17:05:25 Editado em 15.12.2020, 17:05:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (15) como será o ano letivo 2021 com as adaptações por conta da pandemia da Covid-19. Aqui, você confere as principais perguntas e repostas a respeito das novidades anunciadas.

continua após publicidade

Quando começa? Em 18 de fevereiro, quinta-feira.

Como vai funcionar? Modelo híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas presencialmente nas escolas, enquanto a outra assistirá, simultaneamente, à mesma aula de maneira remota.

continua após publicidade

Qual será o protocolo de prevenção adotado? O que consta na resolução 1.231 da Secretaria de Estado da Saúde, que regulamentou as atividades extracurriculares. Haverá medição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool gel dentro da escola.

É obrigatório o aluno acompanhar a aula presencial? Não, os pais e responsáveis têm liberdade para aderirem ou não ao modelo presencial. Profissionais do grupo de risco também estão liberados das atividades presenciais.

A quem é indicado acompanhar o modelo presencial? Preferencialmente quem estava fazendo atividades impressas, com os demais revezando mediante autorização de pais ou responsáveis.

continua após publicidade

Como fica o aluno vulnerável e com dificuldade de acesso à escola? Os estudantes nessas condições seguirão recebendo o material impresso de todas as disciplinas.

Haverá limite por sala de aula? Sim, vai depender do tamanho da sala. O distanciamento de 1,5m entre os estudantes deverá ser respeitado com limite de 50% de ocupação.

Como será a transmissão para quem ficará em casa? Via Google Meet. Inicialmente por meio de notebooks dos quais a secretaria dispõe. Posteriormente, eles serão substituídos por um equipamento atualmente em testes, que inclui uma TV LED de 40 polegadas conectada a um computador com acesso à internet e a uma câmera com microfone.

continua após publicidade

A grade curricular seguirá a mesma neste formato? Sim, com a diferença da inclusão do programa Educar para Prevenir, que será adotado em uma aula por semana na disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Parceria entre as secretarias da Saúde e Educação, o programa vai abordar questões de saúde com foco na pandemia no primeiro momento.

Como fica o Aula Paraná? O formato adotado em 2020 com o Aula Paraná será mantido no começo do ano letivo, com os canais de TV aberta, Youtube, aplicativo e demais plataformas como Google Classroom.

continua após publicidade

Educação financeira e aulas de programação serão outras novidades para 2021

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, confirmou duas novidades para o ano letivo de 2021, além do formato híbrido de aulas, com mescla entre presencial e a distância. O Governo do Estado passará a oferecer conteúdos de educação financeira e de programação para os alunos do Ensino Médio.

Serão disponibilizadas gratuitamente 150 mil vagas em todo o Paraná para aulas de programação. Elas serão optativas e com modelagem de ensino a distância. Atualmente, 10 mil alunos da Rede Pública do Estado já contam com a disciplina.

Os conteúdos de educação financeira, por sua vez, serão ofertados de forma presencial para 100% dos alunos do Ensino Médio, dentro da atual grade curricular. “O aluno vai aprender sobre endividamento, a controlar as despesas, calcular juros… Enfim, vai poder ajudar no planejamento financeiro da família”, destacou o secretário.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Perguntas e respostas sobre o ano letivo de 2021 no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!