MAIS LIDAS
VER TODOS

É NORMAL?

Pé de couve 'gigante' surpreende moradores de Paranavaí; veja fotos

Com mais de 3 metros de altura, a hortaliça nunca foi podada e já está quase mais alta do que a casa do proprietário

Da Redação

·
Um segundo pé de couve já possui 2,70 metros
Icone Camera Foto por edro Machado/Portal da Cidade Paranavaí
Um segundo pé de couve já possui 2,70 metros
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2024, 15:44:08 Editado em 26.02.2024, 15:44:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um pé de couve "gigante" está chamando atenção de moradores do Distrito do Sumaré, em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Isso porque a hortaliça, que foi plantada no quintal da casa de Valdenir Correia de Almeida de 57 anos, cresceu mais do que o normal para a espécie e já atingiu mais de três metros de altura.

continua após publicidade

O morador contou que semeou diversas sementes de hortaliças e legumes no local, mas o pé de couve se diferenciou pelo crescimento anormal. Sem nunca ter sido podada, a planta já atingiu 3,30 metros de altura, ficando quase mais alta do que a casa de Almeida. "Eu fui deixando ele crescer, amarrando, e agora está desta altura. Quero ver onde vai parar", contou.

- LEIA MAIS: Morador fica ilhado em túmulo após temporais em Paranavaí; veja vídeo

continua após publicidade

O pé de couve produz como todos os outros plantados no quintal. O único desafio é no momento da colheita: para alcançar as folhas, Almeida precisa do auxílio de uma escada. "Não tem como tirar, tem que ser com uma escada. Até para passar veneno precisa ser assim", afirmou.

Como se um pé de couve "gigante" não fosse o suficiente, uma segunda planta da mesma espécie está crescendo ao lado e parece seguir o mesmo caminho. A segunda hortaliça já atingiu 2,70 metros de altura. "Eles estão fazendo uma competição para ver qual vai crescer mais", brincou Valdenir.

É normal?

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Unifatecie, Lucas Maldonado da Silva, apesar de curiosa, esta é uma situação relativamente comum. Conforme o estudioso, a couve é uma planta de ciclo indeterminado que, enquanto tiver condições propícias e não for podada, continuará crescendo.

continua após publicidade

"Uma hortaliça de ciclo determinado irá crescer, produzir os frutos e depois senescer [envelhecer]. Uma planta de ciclo indeterminado, não. Ela irá continuar crescendo e produzindo até que tenha o ápice podado. E como [no pé de couve] só as folhas são colhidas, o caule continua crescendo e produzindo novas folhas. Mas para que possa atingir tal altura, ela precisa ser tutorada [amparada]. Neste caso, podemos ver que o caule está sendo sustentado por uma estaca de madeira", detalhou o engenheiro agrônomo.

Segundo o especialista, em média, os pés de couve produzidos para comércio são cultivados até atingir aproximadamente um metro de altura, depois são replantados. “Num cultivo comercial, conforme a planta vai crescendo, além de dificultar a colheita, pode produzir folhas de menor qualidade”, acrescenta.

Fonte: informações Portal da Cidade Paranavaí.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Pé de couve 'gigante' surpreende moradores de Paranavaí; veja fotos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!