Um pé de couve "gigante" está chamando atenção de moradores do Distrito do Sumaré, em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Isso porque a hortaliça, que foi plantada no quintal da casa de Valdenir Correia de Almeida de 57 anos, cresceu mais do que o normal para a espécie e já atingiu mais de três metros de altura.
O morador contou que semeou diversas sementes de hortaliças e legumes no local, mas o pé de couve se diferenciou pelo crescimento anormal. Sem nunca ter sido podada, a planta já atingiu 3,30 metros de altura, ficando quase mais alta do que a casa de Almeida. "Eu fui deixando ele crescer, amarrando, e agora está desta altura. Quero ver onde vai parar", contou.
- LEIA MAIS: Morador fica ilhado em túmulo após temporais em Paranavaí; veja vídeo
O pé de couve produz como todos os outros plantados no quintal. O único desafio é no momento da colheita: para alcançar as folhas, Almeida precisa do auxílio de uma escada. "Não tem como tirar, tem que ser com uma escada. Até para passar veneno precisa ser assim", afirmou.
Como se um pé de couve "gigante" não fosse o suficiente, uma segunda planta da mesma espécie está crescendo ao lado e parece seguir o mesmo caminho. A segunda hortaliça já atingiu 2,70 metros de altura. "Eles estão fazendo uma competição para ver qual vai crescer mais", brincou Valdenir.
É normal?
De acordo com o engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Unifatecie, Lucas Maldonado da Silva, apesar de curiosa, esta é uma situação relativamente comum. Conforme o estudioso, a couve é uma planta de ciclo indeterminado que, enquanto tiver condições propícias e não for podada, continuará crescendo.
"Uma hortaliça de ciclo determinado irá crescer, produzir os frutos e depois senescer [envelhecer]. Uma planta de ciclo indeterminado, não. Ela irá continuar crescendo e produzindo até que tenha o ápice podado. E como [no pé de couve] só as folhas são colhidas, o caule continua crescendo e produzindo novas folhas. Mas para que possa atingir tal altura, ela precisa ser tutorada [amparada]. Neste caso, podemos ver que o caule está sendo sustentado por uma estaca de madeira", detalhou o engenheiro agrônomo.
Segundo o especialista, em média, os pés de couve produzidos para comércio são cultivados até atingir aproximadamente um metro de altura, depois são replantados. “Num cultivo comercial, conforme a planta vai crescendo, além de dificultar a colheita, pode produzir folhas de menor qualidade”, acrescenta.
Fonte: informações Portal da Cidade Paranavaí.
Deixe seu comentário sobre: "Pé de couve 'gigante' surpreende moradores de Paranavaí; veja fotos"