MAIS LIDAS
VER TODOS

operação

PCPR mira esquema milionário que burlava transferências de veículos

O grupo criminoso foi descoberto pelo Detran-PR e causou um prejuízo de mais de R$ 3,5 milhões para as vítimas

Da Redação

·
São 12 mandados de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão e sete de monitoração eletrônica
Icone Camera Foto por PCPR
São 12 mandados de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão e sete de monitoração eletrônica
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2023, 09:40:03 Editado em 01.03.2023, 09:40:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Detran-PR cumprem, na manhã desta quarta-feira (1º), 42 ordens judiciais contra integrantes de um grupo criminoso que burlava o sistema de vistorias e transferências de veículos. O prejuízo gerado às vítimas é de mais de R$ 3,5 milhões.

continua após publicidade

A ação acontece em Curitiba e Região Metropolitana e começou a pedido do próprio órgão de trânsito, que identificou a fraude e imediatamente implementou processo de controle mais rígido.

São 12 mandados de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão e sete de monitoração eletrônica. Mais de 100 policiais civis participam da ação, que conta ainda com o apoio de peritos da Polícia Científica e servidores do Detran, além do apoio aéreo de um dos helicópteros da PCPR.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil prende babá acusada de produzir pornografia infantil

As investigações iniciaram há nove meses. Indivíduos que não são servidores do órgão montaram um mercado paralelo para usar senhas de despachantes. Eles concediam os acessos a terceiros, que inseriam dados falsos nos sistemas, colocando em circulação carros furtados ou roubados que eram “regularizados” em nome de laranjas.

O grupo criminoso iniciava a ação utilizando a chave do sistema digital de transferência de veículos de um despachante credenciado ao Detran, e, com ela, alterava os dados dos carros ou motos.

continua após publicidade

Em posse desses veículos furtados ou roubados, o grupo buscava exemplares iguais no sistema e utilizava documentos falsos para transferir carro ou moto para um “laranja”, inclusive fazendo a transferência de domicílio. Na sequência, ele era vendido para um terceiro.

O proprietário do veículo verdadeiro só percebia que o seu carro não estava mais em seu nome quando fosse pagar os impostos, ao consultar os documentos do veículo pela internet ou ao receber notificação informando mudança de titularidade.

A PCPR apurou que alguns despachantes apontaram que diversas vistorias haviam sido feitas ao mesmo tempo em lugares diferentes, comprovando a distribuição das chaves para diversas pessoas.

continua após publicidade


Fonte: Agência Estadual de Notícias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PCPR mira esquema milionário que burlava transferências de veículos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!