O fato ocorreu na sexta-feira (12), em uma live do pastor Rodrigo dos Santos com a sua esposa. Ele disse que os fiéis da Igreja Batista do Calvário, de Toledo, são "moreninhos, encardidos e sujos".
O reverendo contava na transmissão ao vivo como conheceu sua cônjuge, que é loira e se destacou em meio aos fiéis da igreja que frequentava antigamente. A fala repercutiu nas redes sociais.
Assista o vídeo:
Segundo a precursora da Embaixada Solidaria de Toledo, Edna Nunes, o comitê da Associação de Jovens Haitianos, do Grupo Senzala de Capoeira e do Instituto Quilombo Tekoah, entraram em contato e decidiram abrir um processo contra o pastor pela denúncia de racismo.
De acordo com Edna, o boletim de ocorrência foi feito nessa quinta-feira (18).
"O preconceito que sentimos na fala desse moço é o que a gente vê de forma velada todos os dias. Mas na sociedade, na escola, nas igrejas, o preconceito se mostra como um crime perfeito, pois as pessoas falam isso de forma mascarada no dia a dia." Contestou a fundadora.
Pedido de desculpas
Nesta quarta-feira (17), Rodrigo postou, em outra rede social, um vídeo se lamentando pelo ocorrido, onde, faz um pedido de desculpas. Logo após a live, o casal apagou s contas na rede social.
"Não era a minha intenção de forma alguma magoar alguém, ofender alguém e, de forma alguma, ser racista, mas agi com palavras infantis e estou aqui para reconhecer, e repugnar todas as minhas palavras, aquela minha atitude grosseira. Quero pedir perdão para todas as pessoas que eu tenha ofendido, em especial, a comunidade negra, que tem se ofendido com as palavras. Queria pedir o perdão de cada um de vocês", disse.
Com informações; Jornal Repórter do Vale.
Deixe seu comentário sobre: "Pastor age com racismo e ofende fiéis de igreja do Paraná; assista"