MAIS LIDAS
VER TODOS

Usou área de escape

Passageira questiona situação de ônibus; empresa nega irregularidades

Veículo de turismo desviou para área de escape da BR-277, entre Curitiba e Morretes no último fim de semana

Da Redação

·
Veículo acessou área de escape na BR-277
Icone Camera Foto por reprodução
Veículo acessou área de escape na BR-277
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.09.2024, 18:43:03 Editado em 09.09.2024, 18:43:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma passageira do ônibus de turismo de Apucarana (PR) que desviou para área de escape após apresentar falha nos freios, no último sábado (7), entre Curitiba e Morretes, afirma que o veículo estava em más condições. A supervisora administrativa Adriana Spolador Pardinho, estava entre os 45 passageiros do ônibus que, segundo ela, não tinha cinto de segurança. A empresa contesta a informação e diz que o ônibus passou por manutenção antes da viagem.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Área de escape salva 45 passageiros de ônibus de turismo no PR; veja

Adriana conta que o ônibus contratado inicialmente pela empresa de turismo responsável pela viagem apresentou problemas e que os passageiros foram avisados sobre a troca em cima da hora. “A empresa de turismo arrumou um ônibus de uma hora para outra. Quando entramos no ônibus perguntamos se havia passado por manutenção. Até o motorista perguntou isso. Mas a empresa garantiu que o ônibus havia sido revisado”, comenta.

continua após publicidade

Segundo Adriana, além da aparência velha e do cheiro de mofo, o veículo não tinha cinto de segurança. “Logo ao embarcar percebemos que não havia cinto. Foi muita negligência e irresponsabilidade da empresa de turismo”, comenta.

Ela viajou acompanhada pelo esposo, sogra, cunhados, sobrinhos e amigos. Durante o trajeto o veículo apresentou falha nos freios e bateu contra dois carros antes de o motorista conseguir acessar uma área de escape na rodovia. "Todos começaram a glorificar a Deus porque pensamos que íamos morrer”, relata.

Por telefone, um representante da empresa de turismo, que não quis se identificar, refutou ao TNOnline as alegações da passageira afirmando que a troca de veículo foi informada com antecedência e que o ônibus possui cinto de segurança em todos os assentos. O representante também afirmou que o veículo passou por manutenção antes da viagem e está com documentação em dia. A empresa disse que enviaria uma nota oficial por meio de um advogado, o que não ocorreu até a publicação dessa reportagem.

continua após publicidade

Pânico na estrada

A passageira Josemere Ferracini, de 42 anos, estava com a família no ônibus e conta que os momentos vivenciados após o problema mecânico foram repletos de desespero e choro. Ela estava acompanhada da mãe, do namorado e da filha de apenas nove anos.

"Faltando 15 ou 20 minutos para chegar em Morretes, era acho que uma das últimas curvas, que houve a falha de freio", informa Josemere. Ela e os familiares estavam sentados nas primeiras fileiras do ônibus, então conseguiram acompanhar de perto o desenrolar da situação.

"O ônibus estava em uma velocidade baixa, moderada. Até pensei, na inocência da gente, que dava para parar porque estava baixo. Mas aí começou a embalar, não demorou nem 1min30s e ficou muito rápido", conta a auxiliar administrativo. "Foi uma sensação terrível, minha filha chorou muito. Acho que ela foi uma das que mais chorou", desabafou. "Uns entenderam na hora o que estava acontecendo, outros foram perceber a gravidade da situação só depois", acrescentou. Conforme Josemere, muitos passageiros estavam dormindo no momento da falha mecânica.

continua após publicidade

Ela afirmou ainda que a ação rápida da guia de turismo foi essencial para que a tragédia fosse evitada. "O ônibus bateu nos carros e, nesse momento, a guia que estava sentada na frente, ela se ligou e pela experiência que ela tem, ela se levantou e foi até a porta do motorista e falou para ele 'tem a área de escape' e nisso ele puxou para a direta, porque a gente estava na faixa da esquerda", conta. Imagens de monitoramento da concessionária responsável pela rodovia, a EPR Litoral Pioneiro, mostram o momento em que o motorista do ônibus troca de faixa e passa entre duas carretas.

Relembre

O ônibus que saiu de Apucarana na noite de sexta-feira (6), tinha como destino Curitiba, Morretes e Guaratuba. A viagem era uma excursão organizada entre amigos, que contrataram a empresa para realizar o transporte.

continua após publicidade

O veículo, ocupado por 45 passageiros, perdeu os freios na BR-277, entre Curitiba e Morretes, no Litoral do Paraná. O motorista do veículo de turismo conseguiu usar a área de escape após sofrer uma falha nos freios. A manobra realizada para evitar a tragédia foi registrada por uma câmera da concessionária responsável pela rodovia, a EPR Litoral Pioneiro. Antes de desviar, o ônibus chegou a bater em dois carros. De acordo com a empresa, um passageiro sofreu ferimentos leves.

Desde o início da concessão, em fevereiro deste ano, esta é a oitava vez que a área de escape é utilizada.

Assista:


O condutor esboçou desobedecer a ordem mas foi abordado pela equipe e preso tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Passageira questiona situação de ônibus; empresa nega irregularidades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!