Começou neste domingo (02) o Desafio Peabiru, evento ligado ao segmento do turismo sobre rodas. Reunindo entusiastas da vida na estrada e veículos de época, o roteiro partiu de Guaíra, na região Oeste, e deve seguir ao longo da semana por diversos municípios paranaenses, movimentando as economias locais. O evento conta com a participação e apoio institucional do Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor no Estado. São cerca de 15 veículos participando do Desafio Peabiru.
📰 LEIA MAIS: Irmão encontra morador morto dentro de casa em Apucarana
Organizado pela Expedição Peabiru, a programação é uma das categorias do Rally Transparaná, grande evento sobre rodas que conta com apoio do Governo do Estado. A expedição, porém, não é focada na competição, mas sim na modalidade de passeio, com o diferencial dos veículos, onde são usados meios de locomoção antigos, produzidos até no máximo o ano de 1992.
📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
Os participantes da expedição sobre rodas devem passar ao longo da semana por municípios como Peabiru, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos, Curitiba e encerramento em Guaratuba, no Litoral paranaense, no próximo domingo (9).
Júlio Guidolin, organizador do Desafio Peabiru, comenta que o propósito da expedição é conhecer o turismo paranaense por outro aspecto, valorizando os locais menores e com menos movimentação turística, um dos fatores que, segundo ele, fazem a diferença no segmento sobre rodas.
“Viajamos por cidades e estradas menores, fugindo do turismo massivo. Isso é uma boa oportunidade para descobrir caminhos e atrativos novos do Paraná. Queremos ver como é o interior, atravessando todo o Estado, de Guaíra a Guaratuba, uma oportunidade de conhecer muitos locais interessantes, porque é isso que os excursionistas valorizam”, disse.
TURISMO SOBRE RODAS - O Turismo Sobre Rodas pode ser definido pela utilização de carros, motos, bicicletas, motorhomes, trailers e outros meios de transporte terrestres com a finalidade de movimentação turística. É o que explica Irapuan Cortes, o diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Alguns dos fatores mais importantes para este tipo de turista são a apreciação de paisagens, a fuga do tráfego, o contato mais próximo com a natureza e a visita de locais históricos. Para os participantes deste segmento, pilotar é um hobby, o que acarreta em uma mudança de motivações. O uso desses meios de transporte para viajar passa a ser a intenção primária dos turistas, enquanto o destino a ser visitado se torna o motivo secundário”, disse.
“Essa é uma boa oportunidade de conhecer e turistar pelo Paraná de uma forma diferente, passando por diversos atrativos e municípios. Também estarei participando do roteiro, no trecho final, de Curitiba ao Litoral, mostrando como é importante valorizar essas iniciativas”, completou o diretor-presidente.
PARTICIPANTES - Os participantes da expedição são de diversas partes do Paraná e do Brasil, que se encontraram com um propósito em comum: realizar um roteiro sobre rodas atravessando o Paraná de Oeste a Leste.
De Curitiba, Cibele Koga vai fazer a expedição com uma motocicleta de época, uma Lander XTZ. Para ela, o diferencial é a sensação de exploração, aliada à segurança.
“Isso é muito bacana, porque nós conhecemos o Paraná, incentivamos o turismo e nos divertimos. O Paraná é perfeito para este segmento, o sobre rodas, porque o Estado é seguro, não há perigo. Esse evento é fantástico, eu adoro”, disse.
“Essa é uma categoria nova, onde vamos conhecer muitas cidades do Paraná por estradas alternativas, simultâneo ao Rally TransParaná, que também atrai muitos turistas que gosta dessa aventura aliado ao turismo”, afirmou o participante Cristiano Sichieri.
PEABIRU - O roteiro da Expedição passa por locais que fazem parte dos Caminhos de Peabiru, uma rota ancestral, que ligava o Litoral do Paraná até o Peru. A Rota atravessa o Estado passando por 84 municípios, de Foz do Iguaçu e Guaíra a Paranaguá, com trajetos também em outros estados do Brasil e países.
O caminho foi utilizado por diversos povos indígenas, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas. Atualmente, o Governo do Estado conta com um projeto para estruturação do caminho, o Projeto Rota Turística Caminhos de Peabiru. Saiba mais AQUI
RALLY TRANSPARANA - O evento teve início em 1º de março e chega em Guaratuba, no Litoral, no dia 8, percorrendo mais de 2 mil quilômetros por trilhas e estradas do Paraná. Mais de 300 veículos participarão do evento, que integra os Jogos de Aventura e Natureza.
Ele é promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, através da SEES e com apoio da Federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo, do Trail Clube de Curitiba e do Rally PR 2025.
Deixe seu comentário sobre: "Parte do Rally Transparaná, Expedição Peabiru atravessa o estado"