MAIS LIDAS
VER TODOS

Força-tarefa

Parlamentares pedem manutenção de atuação da "lava jato" no Paraná

O partido Podemos pediu à Procuradoria-Geral da República que mantenha a atuação da autoproclamada "força-tarefa" da "lava jato" no Paraná. O documento foi assinado nesta sexta-feira (14/8) pelos líderes do partido na Câmara e no Senado, Léo Moraes e Alva

Da Redação

·
Parlamentares pedem manutenção de atuação da "lava jato" no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2020, 10:03:07 Editado em 17.08.2020, 10:03:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O partido Podemos pediu à Procuradoria-Geral da República que mantenha a atuação da autoproclamada "força-tarefa" da "lava jato" no Paraná. O documento foi assinado nesta sexta-feira (14/8) pelos líderes do partido na Câmara e no Senado, Léo Moraes e Alvaro Dias.

continua após publicidade

Líderes do Podemos dizem que "lava jato" deve continuar

O pedido decorre da aproximação da análise — pelo procurador-geral, Augusto Aras —, da autorização para continuidade do grupo. A dita "força-tarefa" foi renovada pela última vez em 2019, pelo prazo de um ano. A decisão será tomada em setembro.

continua após publicidade

Os parlamentares dizem ser fundamental que a "lava jato" "continue avançando". "Muitos corruptos ainda precisam prestar contas ao país. A lava jato precisa continuar seu trabalho sem limitações ou perseguições. A limpeza ainda não acabou!", diz o documento.

Eles aderem ao discurso de que decisões recentes do Poder Judiciário e declarações de autoridades têm sido interpretadas como uma tentativa de enfraquecer o grupo e frear o combate à corrupção no país.

Mas, desde que assumiu a PGR, Augusto Aras tem tentado dar mais transparência e uniformizar a atuação do Ministério Público no país. Entre as medidas adotadas estão a unificação dos trabalhos das franquias da "lava jato" no Brasil, o que torna necessário o compartilhamento das informações sobre investigações feitas no Paraná.

continua após publicidade

A "força-tarefa" em Curitiba, no entanto, tem se negado a prestar contas da própria atuação. Em represália aos pedidos de Lindôra Araújo, subprocuradora-geral da República responsável pelo acompanhamento de processos da "lava jato" em Brasília, alguns deles representaram contra a PGR na corregedoria do Ministério Público.

O último argumento utilizado para explicar sua resistência em prestar contas foi que a PGR estaria querendo cavar informações sigilosas. Os procuradores tentaram se esquivar da auditoria dizendo que não haveria fundamento legal para o compartilhamento. No entanto, decisões proferidas em 2015 pela 13ª Vara Federal de Curitiba a pedido da própria "lava jato" dão base jurídica para a partilha de informações.

Conforme noticiado pela ConJur, os procuradores compraram três equipamentos para gravar as próprias conversas com investigados sem informar ninguém. Eles negaram as acusações, mas depois admitiram que a gravação se estendeu "por engano" ao longo de quatro anos.

continua após publicidade

Segundo Deltan Dallagnol, chefe da "lava jato" paranaense, um desses equipamentos custou cerca de R$ 15 mil. Mas o procurador não informou que, segundo documentos do próprio MPF-PR, a manutenção do aparelho custa aproximadamente R$ 115 mil por ano.

Além disso, conforme a ConJur já vem noticiando desde 2018, a força-tarefa atuou de forma próxima do FBI em muitas etapas da investigações, pedindo auxílio técnico sem passar pelos canais formais e compartilhando com os norte-americanos informações sobre o andamento dos processos — informações nem sempre repassadas às autoridades brasileiras.

Diante de denúncia enviada pela OAB quanto à forma de atuação do grupo, o Conselho Nacional do Ministério Público decidiu que vai investigar os atos da "lava jato".

Com Assessoria

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamentares pedem manutenção de atuação da "lava jato" no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!